Vitória: o marco da sua Autonomia Jurídica!!

Feriado municipal, o dia 3 de agosto configura-se numa data emblemática para a história do Brasil. Realcemos também que a expulsão dos holandeses do solo nordestino  – em definitivo a partir 1654 –  também representou,  no mundo ocidental, mais  um  capitulo da chamada “guerra santa”. Assim sendo, rememorar as datas e os respectivos acontecimentos alusivos ao nosso torrão,  por assim dizer,  seria uma espécie de “ato de ofício” de todo antonense.

Pois bem, no inicio do próximo mês –  06 de maio – Vitória  comemora mais um aniversário da elevação de vila à categoria de cidade –  ocorrido em 1843.  Foi também num mês de maio, só que em 1812, que a então freguesia de Santo Antão deixava  de existir , para sermos elevados à categoria de Vila de Santo Antão.

Só recentemente, após mais um “mergulho profundo” nos meus arquivos, é que descobri que também foi num mês de maio que ganhamos,  do “Conselho Geral da Província de Pernambuco”, em 1833, a nossa AUTONOMIA JURÍDICA.  Só sete meses depois, contudo, no dia 12 de dezembro  do mesmo ano, é que tomava posse  o primeiro juiz de direito efetivo da então Vila de Santo Antão, o doutor José Teles de Menezes. Olhando com os “olhos de hoje” pode até nos parecer uma coisa simples, mas convenhamos que,  “aos olhos da historicidade”,  estabeleceu-se à época um consistente salto de qualidade, rumo ao tão sonhado desenvolvimento.

Portanto, antonenses, em poucos dias chegaremos ao mês de maio, mês – aos “olhos da história” –  que converge um conjunto de fatos e acontecimentos que deu o necessário contorno  para sermos a  Vitória de Santo Antão de hoje. Então: comemoremos……. Viva o mês de maio!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *