ISRAEL – PÁTRIA DE HERÓIS – por Ronaldo Sotero

É sabido que nenhum israelense abandona outro.
Em 27/6/1976, um vôo da Air France com 258 passageiros e tripulantes decolou de Tel-Aviv, Israel, rumo à Paris, com escala em Atenas, Grécia. Nessa escala, subiram sete terroristas e , durante o voo , a aeronave foi desviada para Uganda, país africano comandado por um ditador chamado Idi Amin. Os passageiros foram retidos no aeroporto de Entebe. Os 104 judeus ficaram reféns. Os de outras nacionalidades foram libertados . Os terroristas deram prazo para que a França e Alemanha liberassem outros que se encontravam presos, caso contrário, os judeus seriam mortos.
Israel organizou um comando secreto com 130 homens. Partiram de Tel Aviv 4 aviões C130 com armamentos, veículos, suporte hospitalar. Em pouco tempo de resposta a mobilização estavac pronta. Ali não existe amadorismo e incompetência como o Brasill. Aqui iriam reunir o Congresso e acabar na pizza do Faustão .Havia 33 soldados que também eram médicos nas tropas especiais. O comandante das forças especiais era o Coronel Yonatan Netanyahu, irmão do atual primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Para chegar ao aeroporto, os israelenses aproveitavam um avião do mesmo modelo, C-130, um cargueiro inglês que sempre aterrissava no local e não levantou suspeitas. A operação foi realizada com êxito, libertaram os reféns. Mataram os terroristas. Explodiram uma esquadrilha de aviões Mig 21 de Uganda e mataram quase cem soldados de Uganda. Foi considerada uma operação de resgate mais complexa de todos os tempos. A nota triste foi a perda , em combate, do Coronel Yonatan, irmão do primeiro ministro, única baixa da tropa especial .
Na história dos comandos especiais, o dia 4/7/1976 é uma data memorável e de orgulho pela libertação de seus cidadãos ameaçados pela covardia de terroristas, l eliminados pelo Exército da Estrela de Davi.
O filme “Resgate em Entebe “conta todo esse fato que impressionou o mundo e impôs respeito a Israel. Vale a pena assisti-lo.
É por essas e muitas outras razões que a única democracia da região não ataca ou ameaça. Mas, se desafiada , a resposta é devastadora.
Israel é um dos sete países do clube atômico…Embora negue!!! Seu arsenal nuclear só será conhecido se necessário.
É o parecer !

Ronaldo Sotero

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *