Celeuma entre Ética e Moral – por Sosígenes Bittencourt

Lembra-me um dos discursos que estabelece a diferença entre ÉTICA e MORAL.

A Moral é aquilo que nos ensinam: não matarás. A Ética é aquilo que aprendemos: matarei para sobreviver.

A Moral tem a ver com o SUPEREGO, a Ética tem a ver com o EGO. A Moral tem a ver com CASTIGO. A Ética tem a ver com CULPA. Portanto, a Moral vem de fora para dentro, enquanto a Ética nasce dentro. Se alguém belisca você, e esta atitude fere a Moral (não beliscarás) o que te foi ensinado, você reage com a Ética (belisco, porque fui beliscado) o que aprendeste.
A mim me parece que, nesta visão, a Moral tem a ver com o amor, um amor imposto, o homem tem o dever de amar, e a Ética tem a ver com justiça, ou seja, o homem tem o direito de ser amado, podendo reagir ao desamor. É complexo, mas não exclui a necessidade de refletir a respeito.

Quando Pedro arrancou a orelha de um soldado, com o gume da espada, atrapalhando a crucificação, o que disse o Senhor: “Quem viver pela espada, pela espada também morrerá.” (Moral e Condenação) Noutra oportunidade, disse o Senhor ao mesmo Pedro: “Quem não tem uma espada, que venda seu manto e compre uma.” Ou seja, a vida é luta permanente, e lutar contra o mundo e o demônio requer usar a espada contra o inimigo. (Ética e Absolvição)

Sosígenes Bittencourt

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *