Momento Pitú: Aqui tem resenha. E história!

O ano foi 1938, lá pelas bandas de Vitória de Santo Antão, interior de Pernambuco. Será que naquela época alguém imaginava o tamanho que a tal marca do crustáceo ia ter? É, isso a gente não vai saber nunca. Só se sabe que hoje, 80 anos depois, temos muito a comemorar. A Pitú se consolidou como uma das marcas mais consumidas e amadas do Brasil, lançando uma variedade de produtos e exportando pra um bocado de países. Separa a dose do santo e o tira-gosto que agora vem história.

Os pituzeiros originais foram Joel Cândido Carneiro, Severino Ferrer de Morais e José Ferrer de Morais, que se juntaram pra fundar uma empresa que trabalhava na fabricação de vinagre e bebidas à base de maracujá e jenipapo, além do engarrafamento de aguardente. Os caras eram instigados e tinham tanto talento pra fazer cachaça que em 1948 a empresa ganhou o nome de Engarrafamento Pitú LTDA. Um nome desse caiu como música na boca do povo.

E por que Pitú? Bom, existem duas versões dessa história. Tem uma galera que diz que o nome veio do Engenho Pitú, propriedade da família Cândido Carneiro, que era cheia de camarões de água doce, os tais pitus, usados como tira-gosto das reuniões para beber aguardente. A outra versão fala da cana-pitu, um tipo de cana-de-açúcar dos engenhos da mata norte de Pernambuco. Qual delas é a oficial? Bom, isso a gente pode discutir na mesa do bar.

Os anos foram passando e a Pitú se tornou uma indústria, tudo dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, preocupada com o meio ambiente, com a sustentabilidade e com a inovação. Não é à toa que surgiram a Pitú Gold, Pitú Limão, Pitú Cola, Pitú Vitoriosa e tantos outras marcas que vieram do coração desta empresa que vos fala e foram parar na Ásia, Europa e Estados Unidos, através de um sistema de exportação pioneiro.

É, meu povo, de 1938 pra cá a Pitú mudou muito. Se modernizou. Lançou diversos produtos. Levou o melhor do Brasil para o mundo inteiro. É assim, levando a resenha à sério, que nos tornamos líderes no Nordeste e vice no mercado nacional. E a gente só tem a agradecer a cada um de vocês, minha #NaçãoPituzeira. Valeu demais! Que nunca faltem motivos pra brindar e que venham os próximos 80!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *