“Um Passeio no Tempo” é o livro do antonense Erasmo Almeida.

Conforme anunciado, na noite da sexta (14), aconteceu mais um evento para apresentar o  livro – UM PASSEIO NO TEMPO – do eminente antonense,  Erasmo Almeida. Filho da terra, o professor Erasmo deixou a cidade, ainda jovem, para estudar no Recife e seguiu a vida sem nunca haver desatado os laços com o seu torrão.

Foi com dedicação aos estudos e com muita perseverança que ele ascendeu na profissão de engenheiro civil e professor da UFPE. Ocupou, também, importantes cargos públicos na esfera estadual e federal. Por onde passou, fez amigos e deixou a marca das suas digitais – honradez e eficiência. “Erasmo é uma cordilheira. E nos cumes, onde esteve, manteve sempre o olhar sereno dos abnegados”, afirmou o Luiz Otávio Cavalcanti,  ex presidente da fundação Joaquim Nabuco.

Sobre sua infância e até parte da juventude, a Rua da Paz é a sua referência maior. Mesmo após as mais de nove décadas vividas, grafou em detalhes acontecimentos festivos, religiosos e futebolísticos ocorridos na Vitória de Santo Antão do tempo pretérito. Do Campo do Dique, por exemplo,  fala como se estivesse se preparando para entrar  em campo,  para mais uma partida.

O livro “Um Passeio no Tempo” é uma celebração à memória dos bons vitorienses. Desde sempre fui estimulado a admirar o autor – Erasmo Almeida -, meu pai, Zito Mariano, foi amigo e admirador. Aliás, com o meu tio, Luiz Mariano,  o mesmo dividiu um quarto numa  pensão,  na Rua da Conceição (Recife), ainda na primeira metade do século XX. Nesse contexto, porém, seu livro é mais um  documento importante para todos aqueles que, de certa forma, estão ligados às boas causas da terra de Santo Antão que foi desbravadas pelo português Diogo de Braga. Boa leitura…….

Obs: os livros estão à venda no Instituto Histórico da Vitória, ao preço de R$ 50,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *