Em Pernambuco a “suruba” eleitoral só faz aumentar!!!

Com a revelação de que o ex-presidente Lula é considerado o eleitor mais influente da Terra dos Altos Coqueiros, segundo a pesquisa mais recente,  e com a proximidade das eleições gerais de outubro os três mais bem avaliados pré-candidatos ao governo de Pernambuco  – Paulo Câmara, Armando Monteiro e Marília Arraes – começaram se “mexer” no sentido das amarrações dos velhos e necessários  discursos.

Por aqui, queiram ou não queiram os caciques, o fato novo da eleição atende pelo nome de Marília Arraes. Eleita vereadora do Recife (2016) pelo Partido dos Trabalhadores, a neta de Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos, deverá ter a primazia e exclusividade em “colar” na imagem do “padrinho ilustre”,  Lula da Silva.

Depois de um tremendo desgaste público,  para amarrar uma aliança formal com o PT, o governador Paulo Câmara parece que vai “morrer na praia”. Fora do Nordeste as “bênçãos” do presidiário Luis Inácio Lula da Silva não é algo desejável pela maioria dos candidatos a governador filiados ao seu partido –  PSB.

Já o senador Armando Monteiro, que lidera uma frente de oposição no estado, se abraça localmente com os antagônicos os lulismo e do petismo, mas faz questão de divulgar que foi visitar –  na prisão em Curitiba –  o “seu amigo” Lula da Silva.

São por essas e outras que a esmagadora maioria do  eleitorado nacional está com nojo da classe política, sobretudo a que confabulam  e respiram oo mesmo ar da Capital Federal. Ao que parece a peça mais importante dos respectivos  planos de governo é a reedição do  velho e bom pragmatismo, ou seja: o “calculo eleitoral” acertado!

Em Pernambuco, por exemplo, em virtudes das novas arrumações eleitorais, mesmo para o eleitor mais atento, fica difícil identificar quem tem ideias diferentes. Em 2010, os três principais postulantes ao governo de 2018, estavam todos juntos, num mesmo palanque. Os Petistas do nosso estado, que no impeachment da presidente Dilma, taxavam os antigos aliados de “golpistas” estão se reconciliando com todos, sem a menor cerimônia,  desconstruindo, inclusive, a bandeira da militância, que sempre foi o maior patrimônio do partido (PT).

Concluo dizendo: ao que parece nem tão cedo teremos o que comemorar no que tange ao comportamento e às atitudes dos nossos políticos. Até parece que foram feitos sob medida para o nosso tão despreparado eleitorado….Lamentável!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *