EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente as divisões e valores existentes nas peças musicais. (PARTE 5).

Recordando o que abordamos na referência a peça FREVO DE RUA, onde discutimos o foco da pancada do Surdo no segundo tempo, a tal marcação estar bem na Anacruse. Se por acaso existir uma introdução, virá após a pancada do Surdo no segundo tempo, um DC (DO COMEÇO), ou, um (S), e, se não existir introdução, bem acima da barra do primeiro compasso após a Anacruse. Em geral, este detalhe depende muito do compositor, que pode solicitar esta diferença. O Anacruse, é justamente, aquele pequeno grupo de notas logo após a: Clave; Armadura; Fração numérica do compasso na peça musical. O interessante do que estamos abordando, é justamente, o paralelismo existente entre a EDUCAÇÃO MUSICAL e a EDUCAÇÃO ESCOLAR, onde o Corpo Discente ao começar o trabalho da análise de uma peça musical, seja qual for sua fração: quaternária; binária ou ternária, estará trabalhando e exercitando as duas gramáticas existentes. Tais quais: a Musical e a Escolar. Quando estamos lendo uma carta, um bilhete, uma revista, ou, uma Bíblia Sagrada, observamos que pronunciaremos as palavras contidas em todo texto, e, no caso das peças musicais, não será diferente. Primeiro iremos observar a armadura – se estar em DÓ MAIOR; SIb MAIOR; SOL MAIOR; RÉ MENOR – e, em segundo, as divisões e os valores existentes em toda peça musical. Vamos exemplificar: de repente, é solicitado a uma pessoa para lê um texto faltando diversas letras no momento da pronúncia das palavras, e, ainda respirando de forma errada. Haveria dois problemas: o primeiro, os expectadores não entenderiam nada do que estava sendo lido e, em segundo, cansaria os ouvintes e o próprio palestrante, em razão da sua forma de respirar ao pronunciar de forma desagradável as palavras contidas no texto.

Na execução das peças musicais, não há diferenças para tais problemas, se o instrumentista, músico, ou, cantor, não observar estes detalhes, pode executar de forma desequilibrada e, destruir uma melodia composta com muita dedicação e compromisso. A finalidade da abordagem apresentada, tem seu foco no crescimento musical e intelectual do Corpo Discente de modo geral.

Bosco do Carmo

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