EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente as divisões e valores existentes nas peças musicais. (PARTE 4).

Podemos analisar o meio ou, o fim de uma peça musical, então vamos começar o trabalho analítico com uma peça denominada: Frevo. O Frevo, o orquestrado, Frevo de Rua, logo após a Clave, a armadura, e, a numeração indicando que o compasso que será executado e a marcação será a forma binária – dois por quatro – , e, assim, após a pancada do Surdo no segundo tempo, se a peça começar com Semicolcheias, os trombones e os trompetes, farão as perguntas, ou, pode acontecer de acordo com a idéia do compositor, começar por Colcheias, por exemplo: o primeiro tempo terá meio tempo com pausa de Colcheia 1/2 tempo e, quando a mão do regente estiver subindo, os metais começarão perguntando, e, neste momento o Surdo baterá marcando no segundo tempo, bem na segunda Colcheia, porque a pausa da Colcheia estar no oculto.

Mesmo estando trabalhando a abordagem referente as divisões e valores em uma peça musical, trabalhamos também composição musical, por exemplo: se produzirmos em um exercício cuja fração seja binária, podemos escrever o segundo compasso após o compasso inicial, uma Mínima, ou, duas Semínimas, depois dois grupos de oito Colcheias, com quatro em cada compasso. O que nos permitem explorar divisões e valores contidos em uma peça musical, e, permitindo liberdade de expressarmos as ideias e trazendo do abstrato ao mundo físico musical, existente na peça musical. Tudo ou, toda abordagem direcionada ao Corpo Discente em primeiro contato, pode parecer algo estranho, no entanto, os alunos ao estudar as peças, os exercícios e, observando os materiais estruturais formadores das peças musicais, servirão de modelo a produção, o entendimento, e o que será de importante em toda peça.

Bosco do Carmo

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