EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente as divisões e valores existentes nas peças musicais. (PARTE 3).

Partindo da figura modelo denominada de Semibreve, podemos trabalhar exercícios nos seguintes compassos: 2/4 e 3/4 . Nestes dois casos expostos, observamos que as figuras ou, as notas que preencherão estes compassos nas peças musicais, podemos utilizar a Mínima no primeiro e a Mínima pontuada no segundo caso. Se formos cantar uma canção, por exemplo, e, a mesma estar escrita em 2/4, e, de repente existe uma frase que demore mais enquanto aguarda o compasso seguinte, podemos preencher este compasso com uma Mínima até chegar ao próximo compasso e, depois continuarmos o trabalho na formação das frases musicais.

A abrangência existente nesta abordagem, é bastante extensa, onde nos permite liberdade em trabalharmos com tranqüilidade, até adquirirmos a fluidez mental e, assim, as peças musicais existentes e, ou, as que formos produzir, não ocorram bloqueios no aprendizado e no estudo diário e periódico. Podemos trabalhar um Frevo Canção, ou, um Samba, de forma orquestrada e, passo a passo iremos descobrindo os graus de dificuldades existentes neste assunto contido dentro da Arte dos Sons. O Corpo Discente ao perceber uma espécie desta tarefa dentro do campo musical, ficará impressionado como uma Semibreve tão grande, pode fazer uma orquestra sair do ritmo, em plena apresentação, quando mal executada.

Bosco do Carmo

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