“Seu” Zito Mariano: 90 anos e muita saudade!!

Se estivesse entre nós, hoje, 25 de junho (2018), “Seu” Zito Mariano estaria comemorando  seus 90 anos de nascimento (25/06/1928). Papai era festeiro e não falava em morrer nem tão cedo. Ao justificar sua cuidadosa atenção à agenda fúnebre dos conhecidos, ele sapecava a seguinte frase: “enquanto estive indo aos enterros dos outros, ninguém estará no meu”.

Meu pai exerceu bem sua jornada na terra. Na qualidade de criança, falava da austera criação e das atividades laborais que seu pai – Zezé Mariano – impunha. Estudou até a terceira série primária. Para época, algo “normal”, sobretudo quando os pais não haviam se dedicado aos estudos, como foi o seu caso.

Na juventude, viveu na fartura, dentro daquilo que a nossa Vitória de Santo Antão oferecia de melhor. Com os amigos da época, fez tudo o quê a mocidade lhes dava direito. Muita farra, muito carnaval, muito forró e presença ao “vale dos prazeres”, espécie de rota obrigatória dos homens solteiros da nossa cidade,  em grande parte das décadas do finado século XX.

Ao casar com “Dona” Anita, em 21 de maio de 1955, papai dedicou-se integralmente ao trabalho e à família. Homem temente a Deus construiu uma história alicerçada nos princípios cristãos e na retidão das boas práticas da convivência. Uma pessoa leve, fácil de convivência e de coração largo. Respeitava tudo e a todos! Exercia sua autoridade sem autoritarismo.

Na sociedade santonense foi referência: “UM HOMEM DE BEM”. Venceu na vida pelo trabalho, pela perseverança e pelo compromisso na formação familiar. Criou dez filhos. Ao final da vida, dizia com o sorriso no rosto: “Nada a reclamar……..Só tenho a agradecer….”

3 pensou em ““Seu” Zito Mariano: 90 anos e muita saudade!!

  1. Pilako,
    boa noite
    Este coroinha do cassamento é meu conhecido, chama-se PEDOCA.
    Com certeza serei eu. A cabeça e o jeito… não tenho dúvidas. N aépoca eu era coroinha da Matriz ….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *