Ataque de tubarão: quem vai tomar uma atitude, o governo do estado ou ministério público estadual?

Aconteceu mais um ataque de tubarão em Pernambuco. Após o trauma e o devido atendimento,  a vitima faleceu – um jovem de 18 anos. Desde o inicio do monitoramento já são 64 casos. As cenas gravadas pelos banhistas mostram a perplexidade das pessoas. Não há  absolutamente nada que se possa ser feito ou dito para  aliviar a dor dos pais desse garoto.

Eis aí uma equação de difícil solução. As praias pernambucanas, sobretudo as que ficam na Região Metropolitana do Recife, lamentavelmente, são alcunhadas pejorativamente pelo resto da Brasil,  em função do banho de praia arriscado e, infelizmente,  com roteiro incerto,  face ao terror iminente.

No “mundo livre” das redes sócias “especialistas” de todos os segmentos escrevem  seus  respectivos “pareceres” com a maior naturalidade. Alguns, certamente, no afã da originalidade e alguns clicks a mais  até acharam que o “tubarão agiu em legítima defesa”- coisas da internet.

Numa discussão ampla, produtiva e há muito necessária, algo  que possa atender os múltiplos interesses envolvidos  nesse contexto,  que vão muito além dos econômicos da rede hoteleira e das empresas de turismo, as autoridades do nosso estado estão precisando tomar um chá de bússola – se orientarem!!

Vale , então, algumas  perguntas: quanto mais pessoas deverão morrer,  para que alguma atitude  séria seja tomada?

Deverão os banhistas serem atacados pelos tubarões na faixa de areia,  para só assim os governantes e o ministério público começarem a tratar o problema com a devida atenção?

Das três, uma:

Ou orienta a população com fortes campanhas educativas e esclarecedoras,  dos perigos do banho de mar…….

 Ou se cria artifícios para contrariar a natureza violenta dos tubarões na faixa da praia….

Ou simplesmente, por força de decreto,  interdita-se, ao banho,  as praias pernambucanas…..

Na qualidade de população,  não devemos aceitar que se continue  empurrando esse grave  problema  “com a barriga”, esperando que uma solução apareça dos céus ou do fundo do mar!!

Nesse caso dos ataques dos tubarões, não  esperemos soluções ecológicas. Não há como se fazer omelete sem se quebrar os ovos!!!

Não tem como proteger a população sem “incomodar” os violentos  tubarões e sem contrariar os “barões” da industria hoteleira e turística do estado……….

Aos que ainda não choraram a morte de um parente ou amigo,  nessa verdadeira trilha macabra, resta apenas cobrar das autoridades ação, até porque a próxima vítima poderá ser você ou seu filho…..

1 pensou em “Ataque de tubarão: quem vai tomar uma atitude, o governo do estado ou ministério público estadual?

  1. Por mais trágico que seja, isso so aconteceu por culpa da propria vitima.
    Como citado no texto: “As praias pernambucanas, sobretudo as que ficam na Região Metropolitana do Recife, lamentavelmente, são alcunhadas pejorativamente pelo resto da Brasil, em função do banho de praia arriscado”, todos ja tem conhecimento do problema e ainda sim se arriscam nas áreas improprias, pois placas indicativas sobre o risco de ataque certamente não faltam.
    Prova disso é que não faz dois meses que houve outro ataque nesta mesma área e ainda sim as pessoas se arriscam. Conhecimento todos tem, falta é conscientização da população que se expõe ao risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *