AVLAC – o acadêmico Aldenisio Tavares defende o legado do seu Patrono, Nestor de Holanda.

Em grande estilo aconteceu, na manhã do domingo (06), no Salão Nobre da Casa do Imperador, mais um encontro da AVLC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência. Na ocasião, a diretoria cumpriu enxuta pauta administrativa.

Na qualidade de acadêmico, o companheiro Aldenisio Tavares realizou uma brilhante defesa do seu patrono, Nestor de Holanda. Dentre as muitas facetas artísticas do santonense Nestor de Holanda, Aldenisio deu ênfase ao seu legado musical.  

De maneira original, na sua explanação, como se tivesse adentrado numa “máquina do tempo”, o compositor Aldeniso transportou toda plateia para a “Era de Ouro do Rádio”. Época em que os artistas brilhavam em e destacavam no país, através da radiofonia.

“No programa “ao vivo” do Aldenisio” o mesmo realçou, através da música, a riquíssima obra do Patrono da Cadeira 15 da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, Nestor de Holanda. Destacou, também, os parceiros musicais assim como o seu raio de influência no Rio de Janeiro, então epicentro cultural daquele momento nacional.

Filho da família Holanda Cavalcanti, Nestor visitava seu torrão regularmente. Segundo sua prima confidenciou, dias antes da sua partida, Diva Holanda, ele levava da nossa cidade,  inspirado em personagens reais, boa parte das suas ideias para seus trabalhos literários, muitos deles com recorde de vendas assim como premiado internacionalmente. Veja o vídeo.

Contudo, concluímos essas linhas parabenizando o compositor Aldenisio Tavares pelo seu empenho de pesquisa e por manter viva a memória de uma das figuras mais proeminente da terra das Tabocas. A AVLAC, entre outras funções, tem como objetivo produzir material de pesquisa para as gerações vindouras, não obstante, apesar dos mais de doze anos de atuação na nossa cidade, ainda ser pouco percebida pelas autoridades municipais, exceto, na cobrança dos impostos e tributos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *