O nosso Instituto Histórico é condecorado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco.

O nosso Instituto Histórico e Geográfico da Vitória foi condecorado, ontem (11), pela Assembleia Legislativa no Estado de Pernambuco. Na qualidade de entidade que contribuiu para a preservação da cultura e da história pernambucana o Instituto histórico da Vitória, juntamente com  a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Arquivo Público Estadual, o Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), a Rede Globo Nordeste, a Fundação Gilberto Freyre, o Instituto Histórico de Caruaru (IHC), a Fundação Hemope e a Sociedade 21 de Setembro, de Petrolina figurou entre as nove instituições que receberam a honraria.

Proposta pelo deputado Tony Gel –  Resolução de nº 1309/2015 –  foi criada para marcar a passagem do Bicentenário da Revolução Pernambucana. “A bravura dos heróis de 1817, o sonho de um povo que lutou para ser dono do seu próprio destino e o ideal libertário tão arraigado em nossa gente fizeram parte da  formação histórica e cultural de nosso Estado. Foi para manter viva a memória dos revolucionários que a nossa instituição criou essa homenagem”, afirmou, em seu discurso, o presidente da ALEPE, Guilherme Uchoa.

A “Casa do Imperador”,  como também é conhecido o prédio que abriga o nosso Museu, em função de haver hospedado a Família Real, em 1859, é o guardião maior da história da nossa cidade e, em especial, dos costumes do nossos antepassados. Na pessoa do dedicado, rigoroso  e atuante presidente, professor Pedro Ferrer, parabenizo todos que empreenderam e empreendem esforços para manter vivo e forte esse patrimônio que pertence a todos os antonenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *