Audiência Pública sobre o Carnaval: UMA BOA INICIATIVA DO VEREADOR LOURINALDO JÚNIOR!

Conforme anunciado, aconteceu na noite de ontem (07) a Audiência Pública na Câmara de Vereadores da Vitória, proposta pelo vereador Lourinaldo Junior, que teve como objetivo debater o carnaval em todos os seus aspectos,  assim como para apresentação de um  Projeto de Lei confeccionado também pelo mencionado edil.

Com a participação de políticos, lideres das instituições representativas do nosso carnaval (ABTV e ACTV), Polícia Militar de Pernambuco, Guarda Militar, representação da prefeitura, presidente do conselho municipal de cultura, presidentes de diversas agremiações e carnavalesco em geral podemos dizer que os debates, visando o carnaval 2018,  na nossa cidade,  foram abertos oficialmente.

Em regra geral as discussões convergiram na mesma direção: que o carnaval vitoriense é forte,  tradicional e importante para o município e toda região, mas que não vem tendo a atenção devida dos prefeitos, que se alternam no poder. Ficou claro, também, que os diretores das mais diversas agremiações estão desestimulados,  em virtude do tratamento lhes dispensado, ao longo do tempo,  por parte Poder Executivo Local.

Em virtude de outro compromisso, devidamente justificado ao amigo e sempre atencioso vereador Lourinaldo Júnior,  não pude acompanhar o início dos trabalhos, mas comparecei e estive presente no momento da apresentação do seu projeto. Com relação à sua iniciativa, assim como sua proposta, temos que apoiar e incentivar. O carnaval da Vitória,  há muito tempo,  precisa de um regramento consistente e sério. Já com relação à efetivação do mesmo, caso seja aprovado na íntegra, tenho minhas dúvidas se será posto em prática pelo poder executivo. Aliás, deve-se acrescentar mais algumas coisas no bojo do seu conteúdo.  Como por exemplo: um disciplinamento efetivo para o chamado comércio ambulante – diga-se “Carro de mão”.

No meu modesto entendimento, na cabeça dos lideres políticos da vitória,  o nosso carnaval jamais deverá avançar e se organizar. Eles não tem interesse que as festividades tradicionais da nossa cidade sejam autônomas e que possam caminhar com suas próprias pernas. Não obstante termos duas entidades que representam todas as agremiações carnavalescas do município –  “vivas e ativas” –  as mesmas são INVISIBILIZADAS, do ponto de vista do planejamento financeiro e de um  melhor conceito para a festa. Apenas um exemplo de que “eles” não querem promover parcerias verdadeiras.

Tenho opinião contrária aos que acham que nosso carnaval perdeu fôlego. Temos hoje cerca de 150 agremiações cadastradas o que nos garante um extraordinário conjunto, sob todos os pontos de vistas. O problema é que, nas últimas décadas,  a prefeitura tem MAIS ATRAPALHADO O EVENTO DO QUE INCENTIVADO, pontualmente falando. O nosso problema não é a falta do dinheiro, É À FALTA DO INTERESSE DOS PREFEITOS. Aliás, temos potencial para promover um grande evento sem que seja necessário sacar um real do cofre  público municipal. Basta planejamento, transparência, boa vontade e disposição para lapidar um dos  nossos maiores  Patrimônio Imaterial.

De sorte que, independente da má vontade dos políticos, o nosso carnaval continua forte e pujante, apenas “adormecido” por falta uma boa “trilha musical” administrativa continua e perene. Aos foliões e diretores das agremiações carnavalescas locais, segue o meu EVOÉ!!! LEMBRANDO BACO E DIONÍSIO…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *