Apelidos Vitorienses: BAIANO.

Sem haver nenhuma referência ao estado da federação que atende pelo nome da Bahia, o amigo vitoriense,  João Caetano Batista Filho, foi rebatizado pelo apelido de “Baiano”, aliás,  algo que o próprio não encontra uma explicação. Desse ele: “minha prima, do nada, na brincadeira, me chamou de João Baiano”.

Pois bem, contou-nos o senhor João Caetano Batista Filho –  atualmente com mais de  com sessenta anos –  que foi sua prima, que se chama Rosa e morava na cidade pernambucana de Igarassu, ao passar um final de semana na sua casa, em Vitória, que lhe “batizou” por baiano. “Na escola, as pessoas me chamavam por João ou Joãozinho”, falou o “Baiano”.

Desde pouco mais dos dez anos que o senhor João é chamado pela alcunha – Baiano. Ao servir o Exército Brasileiro, através do nosso Tiro de Guerra, seu nome de “guerra” passou a ser Caetano. Aliás, nos dias atuais,  só alguns companheiros dessa jornada é que não lhe chamam pelo apelido, tais como o instrutor, Major Eudes, e o companheiro de turma Ozias Valentim.

Portanto, eis aí um vitoriense que ficou mais conhecido na cidade pelo apelido de que pelo o  próprio nome. Assim sendo, o senhor João  Caetano Batista Filho é mais um que destacamos para fazer parte do nosso genuíno projeto,  que atende pelo nome de “APELIDOS VITORIENSES”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *