Espetáculo teatral “Somos todos do jardim da infância” estreia em Vitória.

Com o intuito de movimentar a cena teatral local e representar a nossa Vitória de Santo Antão nos mais diversos eventos dedicados às artes cênicas no Nordeste, nasce o espetáculo: Somos Todos do Jardim da Infância. Com dramaturgia do carioca Domingos de Oliveira, direção de Wedson Garcia & Thamiris Mendes e Coreografias e preparação corporal de Cleiton Santiago. Essa é a segunda montagem do Núcleo de Pesquisa Cênica de Pernambuco que vem da encenação do espetáculo para infância e juventude “A menina que buscava o sol”, que esteve em cartaz durante dois anos em várias cidades pernambucanas, tendo recebido 23 prêmios nesses 24 meses de atividade. Esse novo projeto é a segunda etapa do trabalho de pesquisa continuada, realizada pelo grupo desde 2014, ano de sua fundação.

   Pensando no caos político em que nosso país se encontra, a montagem de Somos Todos do Jardim da Infância tem como um dos objetivos, lembrar ao público que determinados erros que, apoiados por parte da população, já aconteceram antes. A história se passa em 1970, seis anos depois do golpe de 64. O AI 5 já estava implantado e os brasileiros perderam sua voz. Assim como hoje, a população era enganada com uma falsa imagem de progresso. Com pouco mais de 90 milhões de habitantes, 16,3% da população era analfabeta, mas o governo tinha muitos motivos para fazer o brasileiro acreditar que era hora de deixar o pessimismo de lado e comemorar, pois, o Brasil era tri campeão mundial de futebol e isso era o que importava. Todo esse clima político, no entanto, é apenas o pano de fundo do espetáculo que, acima de tudo, fala de amizade; o convívio de adolescentes em tempos de vestibular, os sofrimentos e as decepções causados por um amor não correspondido. O espetáculo nos leva a refletir sobre nossa sociedade e também sobre nossas relações de amizade.

   A peça retrata a experiência de um grupo de quatro amigos, na década de 70, e expõe o dia a dia sob o ponto de vista desses amigos e como eles lidam com os estudos; a professora tirana, seus amores, suas dúvidas, seus temores, a descoberta da sexualidade, a família, a escolha da profissão e o desejo pela vitória. Tudo isso acontecendo em um Brasil onde a democracia não tinha vez.

Serviço:

Espetáculo: Somos todos do Jardim da Infância.

Texto: Domingos de Oliveira.

Direção: Wedson Garcia & Thamiris Mendes.

Preparação corporal e coreografias: Cleiton Santiago.

Quando? Dia 21 de Outubro (Sábado) às 20 horas no teatro Silogeu, dentro da programação da Mostra de teatro e dança da Vitória – Mostev

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *