Na figura da professora Acidalia Tavares, parabenizamos os mestres!!

Foi ainda no Brasil Imperial, no dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila, que D. Pedro I baixou o Decreto Imperial criando o Ensino Elementar no Brasil. De acordo com o decreto, dali  em diante, “todas as cidades, vilas e lugarejos” teriam suas escolas, para ensinar as primeiras letras. Isso ocorreu exatamente no dia 15 de outubro de 1827.

Ainda no bojo do decreto especificava-se: “para os meninos, a leitura, a escrita, as quatro operações de cálculo e as noções mais gerais de geometria prática. Às meninas, sem qualquer embasamento pedagógico, estavam excluídas as noções de geometria. Aprenderiam, sim, as prendas (costurar, bordar, cozinhar etc) para a economia doméstica”.

Foi um professor paulista – cento e vinte anos depois -, precisamente em 1947, que teve a ideia de homenagear os professores no dia 15 de outubro. No discurso do professor Becker, surgiu a famoso pela frase “Professor é profissão. Educador é missão

Pois bem, foi só com o Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963, que o dia passou a ser feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”. Nesse contexto, é na figura emblemática da professora vitoriense Acidalia Tavares, que parabenizamos todos os Mestres antonenses…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *