A cultura carnavalesca do povo da Vitória é um verdadeiro PATRIMÔNIO IMATERIAL.

Em breve será inaugurado no museu do nosso Instituto Histórico um espaço dedicado exclusivamente ao nosso carnaval. Nos livros que contam nossa história, há registros de folguedos e brincantes que nos remetem ao final do século XIX. Aliás, o carnaval da Vitória ocupa espaço considerável nos jornais locais, publicados em todo século XX.

Pois bem, os três grandes clubes locais – Abanadores (O Leão), Vassouras (O Camelo) e Motoristas (O Cisne) – cuidaram de talhar tudo isso,  encontros seus  sociais. Podemos dizer, alegoricamente, que a “miscigenação” local, inevitavelmente, passou por esses espaços festivos de convivência.

Voltando à cultura carnavalesca local, podemos dizer, sem medo de errar, que todo bom encontro, com pessoas da nossa terra, acaba em CARNAVAL. Nos últimos vinte dias, por exemplo, registrei três eventos de caráter distintos que acabaram em “Folia Momesca”.

Na Segunda Festa da Saudade a Orquestra Super Oara reservou para o final da sua apresentação,  músicas carnavalescas, inclusive tocando os hinos das agremiações locais – SAUDADE- TABOQUINHAS -GIRAFA e ETESÃO. No 9º Sarau do Colégio Santo Inácio,  a última apresentação foi voltada ao FREVO o que, inevitavelmente, transformou o evento em um grande salão de festa carnavalesca. Já no 5º Encontro das Amigas da Vitória, ocorrido no último sábado (30), no Restaurante Gamela de Ouro, o fechamento das apresentações musicais ficou por conta da Orquestra Venenosa, botando assim todo mundo para pular.

Nos últimos dois eventos citados, observemos, porém, que há uma leitura a ser feita. No evento do Colégio Santo Inácio foram  os adolescentes que fizeram a festa. Já no movimento festivo realizado na “Gamela de Ouro”,  os “jovens de cabelos prateados” foi quem  lotaram o Salão para dançar o frevo rasgado.

Concluo dizendo: O carnaval é a nossa Festa Maior. Aqui, crianças jovens, adultos e idosos, por essência, são foliões, são carnavalescos. Esse é um patrimônio IMATERIAL  da Vitória de Santo Antão… Precisamos salvaguarda-lo, protegê-lo e mantê-lo… Viva o Carnaval da Vitória!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *