Colégio Santo Inácio: um conjunto educacional de formação.

Recentemente através do Facebook a professora Márcia Friggi, da cidade catarinense de Indaial, revelou haver sido brutalmente agredida, por um aluno de 15 anos. Infelizmente o fato ocorrido não é algo isolado.  Foi-se o tempo em que crianças e adolescentes tratavam os professores como autoridades. A Discussão é ampla e muito polêmica. Arrisco-me a dizer que o “nascedouro” dessa nova “chaga educacional” (violência), na sua esmagadora maioria, concentra-se no seio familiar.  Quando os pais não enquadram os filhos, desde cedo, eles acham que o mundo é do mesmo jeito. A escola, na sequencia natural, é, então, o primeiro contato, no que diz respeito às regras básicas sociais. Daí, todo esse acirramento!

É bem verdade, também, que crianças e adolescentes, ricas ou pobres, bem educadas ou não e com mais ou menos idade são difíceis por natureza. Tenho uma dessas “feras” em casa com quatorze anos incompletos – meus pais criaram dez filhos… Em outros tempos, mas……..

Pois bem, aproveito o tema para narrar um testemunho. Na tarde do último sábado (19), por ocasião de um projeto pedagógico, desenvolvido pelo Colégio Santo Inácio, local no qual estuda o meu Gabriel desde as primeiras letras  participei, na qualidade de pai de aluno, da conclusão da jornada dedicada aos concluintes do 9º ano – O PORTO – além das ondas olharei..

Acompanhar, cobrar e reclamar à direção da escola que nossos filhos estudam, seja ela particular ou pública, é obrigação de todos nós (pais). Mas, na medida do possível e até por uma questão de justiça, quando assim for oportuno, também devemos elogia-la publicamente.

Vi de perto o entusiasmo e o comprometimento, assim como as lágrimas que banharam a face emocionada do amigo Roque Andrade, diretor da escola aludida,  ao falar de mais um grupo de alunos que irá concluir o ensino fundamental no Santo Inácio, educandário que vem avançando  na sua missão, ao longo das últimas décadas.

Educar, antes de tudo, é missão. É sacerdócio. Ninguém pode dá o que não tem. Ser educador vai  muito além da transmissão do conteúdo pedagógico. Nesse contexto, externo, aqui, meu reconhecimento, ao termo usado na referida escola por todo corpo docente e gestores: FAMÍLIA SANTO INÁCIO – UM FATO, UMA REALIDADE!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *