IAPCA promoveu Conserto Musical no Teatro Silogeu.


Na noite da sexta (30) o Teatro Silogeu José Aragão foi o palco escolhido pelo IAPCA – Instituição de Assistência Profissional da Criança e Adolescente – para promoção do Primeiro Concerto Musical da Orquestra Popular Multicultural.  Fundado em 17 de dezembro de 1998, na nossa cidade, a entidade  tem como principais metas aconselhar, disciplinar e profissionalizar crianças e adolescentes de escolas públicas. Na qualidade de fundador e coordenador geral desse projeto, encontra-se o Mastro Freire.

O evento musical foi dividido em duas partes:

1ª parte – coletânea de músicas sertanejas.

2ª parte – coletânea de baião,  coletânea de xote, musicas do Clube de Fado Taboquinhas e o hino da nossa cidade, Vitória de Santo Antão.

A orquestra é composta por alunos e ex-alunos do IAPCA, através do “Projeto Me dê a Mão” e modernizada em sua formação por misturar as opções naturais dos teclados com instrumentos ao vivo e sem uso de recursos digitais.

Em tempos difíceis, no que diz repeito aos nocivos impactos, promovido pelos meios de comunicação de massa, nas famílias, assim como o aumento no uso de drogas licitas e ilícitas, principalmente pelas crianças e adolescentes, entendemos que trabalhos sociais como este, que visem contemplar a educação clássica, é algo louvável e digno de aplausos.

Visivelmente emocionado e até em tom de desabafo, o Maestro Freire, ao final do espetáculo, realçou o descaso das gestões e dos políticos locais, na direção da sua pessoa e do seu trabalho. Disse ele: “nós temos reconhecimento internacional, nos estamos  reconhecidos  pelo  Ministério Público, nós estamos reconhecido em todo canto, menos na cidade de Vitória. A prova está nas cadeiras que vocês estão vendo aqui”.  E completou: “nenhum aluno desse eu fui buscar em casa nem na porta do colégio, foram eles que me procuram. esse movimento  vai fazer vinte anos.” Veja o vídeo:

Com relação às cadeiras que o Maestro Freire se referiu, na sua fala, é que o mesmo, além de convidar todos os políticos formalmente, fez questão de pregar o nome de todos eles, nas respectivas poltronas do teatro, marcando assim, simbolicamente, à invisibilidade do seu projeto social, aos olhos  da classe política local. O ponto fora da curva, nesse contexto, foi à presença do vereador de primeiro mandato, Marcos da Prestação.

Outra coisa curiosa, é que todos os gestores e diretoras das escolas públicas locais – municipais e estaduais – também foram convidados formalmente. Segundo informações, uma articulação foi feita, por parte dos políticos, para ninguém se fazer presente.

De sorte que o projeto conta, por força da lei, de um repasse de verba pública no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) e uma ajuda mensal do Engarrafamento Pitú, no valor de R$ 300,00 (trezentos reais). Com esforço, vez por outra, o Maestro Freire vem se utilizando de recursos próprio para tocar o projeto.

Na medida do possível, aqui pelo blog,  estamos divulgando e incentivando esse ação, que julgamos importante para nossa cidade que visa, entre outras coisas, transformar vidas.  Parabéns ao Maestro Freire pela perseverança, visão  e atividade efetiva no tecido social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *