Palestra: O SURGIMENTO DO NOSSO TIRO DE GUERRA

Após três anos consecutivos, cada ano para uma turma diferente, proferimos a palestra que visa contar o surgimento e a história do nosso Tiro de Guerra,na noite de ontem (22), foi a vez da turma 2017. Desde já, contudo, agradeço o convite dos atuais instrutores, Subtenente Sidiclei e Sargento Clauberrobson,  para o encontro.

Na qualidade de ex-atirador e amigo do Tiro de Guerra vitoriense me sinto feliz em poder estar contribuindo na formação desses jovens soldados do Exército Brasileiro. Durante os sessenta minutos de diálogo, onde realçamos desde o final da Guerra do Paraguai (1870), passando pelos primeiros passos da confederação do Tiro na nossa cidade (inicio do século XX) e chegando até os dias de hoje, contamos com um grupo atento e ávido por informação.

Narramos também, na ocasião, as pessoas que se destacaram ao longo desses 117 anos de história do nosso Tiro de Guerra – 16 de dezembro 1910. Citamos, entre outros, o Capitão Antônio Melo Verçosa, o poeta Henrique de Holanda, Severino de Lemos Vasconcelos, Tenente Lins e Major Eudes.

Em fotografias lembramos os prédios da Vitória de Santo Antão que serviram de quartel para o nosso Tiro de Guerra até chegar ao atual, localizado no Alto do Reservatório. Lembramos também as inscrições com as quais o nosso Tiro de Guerra se fez representar: 113, 158, 07-004 (atual).

Atualmente no Brasil existe cerca de 220 Tiros de Guerra. Vinculados à 7ª Região Militar (Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba) existem 19. Cerca de 12.000 atiradores, em todo Pais,  estão prestando serviço à Pátria, através dos Tiros de Guerra.

Aproveitei também, o oportuno e agradável momento,  para contar algumas histórias curiosas,  ocorridas na minha turma (1986),  que teve como instrutor chefe o então Subtenente Eudes.

De resto, agradeço ao professor Pedro Ferrer por ceder o espaço do Salão Nobre, da Casa do Imperador – que também serviu de sede para o nosso Tiro de Guerra – assim como aos instrutores do Tiro de Guerra pela confiança, colocando-me, mais uma vez,  a disposição para contribuir com as as novas turmas que virão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *