Monte das Tabocas: mais uma vez, ESQUECIDO!!!

Com aporte, inicialmente, de 5 milhões de reais deu-se, ontem (15), efetivamente, a largada para a revitalização dos Monte Guararapes, localizado na cidade de Jaboatão. O evento contou com a presença de dois ministros de estado – Raul Jungmann (Defesa) e Roberto Freire (Cultura) – do governador Paulo Câmara e demais autoridades civis e militares.

Na sua fala o prefeito da cidade, Anderson Ferreira, chamou o feito à ordem: “os Montes dos Guararapes precisam ser colocados no lugar que lhe é de direito”. Já o governador Paulo Câmara realçou a história de Pernambuco, dizendo: “esse processo nos permite avançar na preservação de nosso patrimônio”.

Ministro Raul Jungmann discursa no ato que reuniu Roberto Freire – Foto: Anderson Stevens/FolhaPE

Para quem conhece um pouco da história do Brasil, sobretudo a pernambucana, não fica difícil mensurar o simbolismo dos Montes Guararapes. Foi lá, em 1648 e 1649, que ocorreram épicas batalhas, no sentido da expulsão dos invasores holandeses.

Na qualidade de vitoriense e conhecedor dos aludidos fatos históricos – Restauração Pernambucana – fico me perguntando: Ora! Nesse contexto de preservação do Patrimônio Histórico de Pernambuco, como fica o nosso Monte das Tabocas? Se Guararapes é importante, Tabocas é parte imprescindível desses acontecimentos!

Mas, como aqui, os políticos, de maneira geral, só estão preocupados com as próximas eleições e, consequentemente, com a perpetuação da família no poder, é algo impensável que usassem seus respectivos poderes políticos – a chamada boa pressão – para que o referido projeto de preservação à memória, fosse ampliado até o nosso Monte das Tabocas. Que pena!! Mais uma vez, NADA FEITO!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *