EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem referente a atuação do Regente diante da orquestra.

Ao pararmos para analisar em um concerto, onde os espectadores estão reunidos prestando bastante atenção as execuções musicais, e, como também, os gestos aplicados pela figura do Regente, se olharmos para aqueles movimentos gestuais, podem parecer que não significam nada, não tem nenhuma importância, ou, valor algum, mas é onde está o segredo de toda temática referente aos naipes instrumentais. Quando um Regente sai de sua residência para ensaiar ou, apresentar-se com  sua orquestra em um concerto, todo trabalho realizado, no que diz respeito,  a preparação dos arranjos, das partituras escritas por outros compositores, as adaptações em diversos gêneros e estilos musicais, as correções em peças que precisam de um aproveitamento melhor, as escolhas das músicas, análises e verificações com os copistas da orquestra, a organização do arquivo com o arquivista, o cuidado das vozes instrumentais para no momento da apresentação não faltar alguma peça musical e na execução ocorrer uma desarmonia em razão da falta de uma das peças, por exemplo: primeiro Trombone, segundo Trombone, Trombone Baixo, observamos que está faltando o terceiro Trombone.

Se por acaso, isso ocorrer em um ensaio, tudo bem, é possível providenciar escreve-la para o próximo ensaio, no entanto, se acontecer no momento da apresentação e, a música executada para o naipe dos Trombones existirem um fraseado, onde o primeiro Trombone pergunta ao segundo e, o segundo ao terceiro e,  o terceiro ao Trombone Baixo, não vai ser possível, pois ocorrerá um espaço vazio e, tanto os espectadores, quanto os próprios músicos, não entenderão nada neste momento da execução musical. Onde poderá ocorrer um desequilíbrio entre os músicos, será uma confusão total, pois o impacto é abrangente de modo geral, no que diz respeito, ao processo melódico, harmônico e rítmico. Podemos dizer, que o Regente ao sair da sua residência para apresentar-se, já está regendo sua orquestra, pois o concerto é o produto final de meses de ensaios exaustivos. Apesar de todos procedimentos que foram apresentados, está escondido através de cada gesto, a preservação sentimental dos compositores que escreveram as peças musicais, a época, a consideração por todo trabalho apresentado em cada compasso da peça musical, e, o compromisso com as obras musicais. Os gestos de cada Regente, traz  consigo uma bagagem musical, sentimental e histórica.

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João Bosco do Carmo

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E-mail: bcarmo45.bcm@gmail.com

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