RETROSPECTIVA 2016: Fatos Culturais, Artísticos e Esportivos 2016.

ESPAÇO ESPORTIVO É INAUGURADO

No dia 23 de janeiro o espaço esportivo, intitulado Arena S2 é inaugurado com jogo festivo. Por iniciativa do jogador profissional Sueilton Aguiar, natural da Vitória, a Arena S2 recebe vários profissionais do gramado e convidados para partida festiva.

CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE JUDÔ

No dia 13 de março nossa cidade sediou a primeira fase do Campeonato Pernambucano de Judô. O evento  aconteceu no Ginásio esportivo da Faculdade Osman Lins. O certame foi disputado em várias categorias –   masculino e feminino.

VITÓRIA: CAMPEÃO ESTADUAL DE FUTSAL

Foi no mês de junho que, após 32 anos, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, conquistou o campeonato estadual de futsal. Com uma vitória por 3×0 na prorrogação, diante da equipe caruaruense, o time do Vitória levantou a taça de campeão.

LIVRO APELIDOS VITORIENSES

No dia 06 de agosto o blogueiro Cristiano Pilako lançou seu primeiro livro, intitulado: Apelidos Vitorienses. A obra foi a primeira do gênero na cidade e teve como objetivo revelar a origem da alcunha de alguns  vitorienses que são mais conhecidos pelo apelido do que pelo próprio nome. O evento de lançamento ocorreu na Praça de eventos do Vitória Park Shopping,

ÍRIS: CAMPEÃO INVICTO

No dia 21 de agosto, em jogo eletrizante contra a equipe do Corinthians, o time do Íris sagrou-se campeão vitoriense de juniores. A partida aconteceu no Estádio Carneirão e terminou empatada em 2×2. Invicto, o Íris levantou a taça.

 


LANÇAMENTO DO LIVRO DE PEDRO RIBEIRO.


No do 05 de setembro o premiado escritor Pedro Humberto Ferrer de Moraes lançou o livro realçando a vida do importante vitoriense Pedro Ribeiro destacando a sua decisiva participação na  Guerra do Mascates,ocorrida  em 1710. O evento aconteceu  no Plenário da Casa Diogo de Braga.

 

ENCONTRO DE COMPOSITORES VITORIENSES

Os compositores membros da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, Aldenisio Tavares e Stephen Beltrão lançaram  CD  autoral com vinte músicas (10 de cada). O evento aconteceu nas dependências da Casa do Imperador, no dia 23 de outubro.

 

LANÇAMENTO DA 16ª EDIÇÃO DA  REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO.

Na noite do sábado, dia 03 de dezembro, foi lançada a XVI edição da Revista do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória. O evento ocorreu no Restaurante Pizza Grill e contou com a presença de sócios e convidados. Na ocasião, a nova diretoria eleita também tomou posse.

CD CARNAVALESCO –  “NAS NUVENS”

No dia 04 de dezembro os compositores Aldenisio Tavares e Guilherme Pajé, em parceria, lançaram  uma coletânea carnavalesca relembrando os compositores, cantores e instrumentistas da Vitória e de nomes consagrados do Estado que já se encontram “NAS NUVENS”.

 

LIVRO: ENGENHO GALILEIA.

Aconteceu no Teatro Silogeu José Aragão, no dia 09 de dezembro, o lançamento do livro “A revolução de 1964 e a história do Engenho Galileia” escrito pelo membro da Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, professor Serafim Lemos do Nascimento.

1ª SALÃO DE ARTE VITORIANA.

Entre os dias 16 e 22 de dezembro aconteceu o 1º Salão de Arte Vitoriana. O evento cultural aconteceu no Casarão dos Deus e Melo e teve  como foco o realce da arquitetura vitoriense, nas suas mais diversas expressões. O professor de pintura, Aldênio Marques foi o idealizador do evento que contou com trabalhos de vários vitorienses.

Registramos a colaboração das noticias esportivas do blogueiro Márcio Souza.

Esta entrada foi publicada em Editorial, Retrospectiva 2016. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *