Instituto Histórico da Vitória celebra os 150 anos da Imprensa Antonense.

img_2625

Conforme anunciado, na noite da sexta (04) o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, sob o comando do professor Pedro Humberto Ferrer de Moraes, seu presidente, reuniu a imprensa local para celebrar a passagem dos 150 anos da publicação do primeiro jornal da terra dos antonenses, exaltando, evidentemente, a figura proeminente do Antão Borges Alves.

img_2719

Foi na bucólica Vitória de Santo Antão de 1866 – precisamente no dia 05 de novembro –  que surgiu “O Vitoriense”, primeiro veiculo de comunicação da nossa cidade e o sexto do interior de Pernambuco a ganhar forma. Vitória de Santo Antão, ao longo dessas últimas quinze décadas, possivelmente foi a cidade do interior do Nordeste Brasileiro a editar mais título de jornal. Algo em torno de 225 títulos.

O evento ocorrido na “Casa do Imperador”, na última sexta (04), foi bastante concorrido. A professora Fátima Santos coordenou o evento. A mesa principal dos trabalhos foi composta pelo presidente da casa, professor Pedro Ferrer, pelo empresário Alexandre Ferrer e pelos jornalistas Arijaldo Carvalho e José Edalvo. Este último, diretor proprietário do Jornal da Vitória, coube a tarefa de ser o palestrante oficial do evento.

Portador de uma memória privilegiada o jornalista José Edalvo, atualmente com trinta e sete anos ininterruptos na arte da pena, foi extraordinário na sua intervenção oral. Além de mergulhar na história da imprensa local, relembrando vultos, títulos e fatos também elencou pessoas que foram importantes na sua carreira, muitas das quais já na morada sem volta, assim como parabenizou os jovens talentos que sugiram com a sua imprescindível orientação,  na nobilitante tarefa de escrever e fazer história. Não esqueceu, porém, na pessoa do diretor do Engarrafamento PITÚ, Alexandre Ferrer, de reconhecer no comércio e na indústria local, nessas últimas quinze décadas, à mola propulsora da imprensa, no que diz respeito à construção, ao desenvolvimento e à manutenção de todo esse Patrimônio Material e Imaterial que repousa impávido nos arquivos do nosso Instituto Histórico.

img_2714

Após o recebimento da certificação expedida pelo Instituto Histórico, aos que atuaram e ainda atuam na imprensa escrita da Vitória, para marcar à celebração da história do antonense Antão Borges Alves e todos aqueles que atuaram na imprensa local, mais dois oradores – Arijado Carvalho e Cristiano Pilako – se revezaram ao microfone. O professor Pedro Ferrer mandou servir um coquetel, ao mesmo tempo que foi cortada a fita inaugural de uma exposição, contendo as mais variadas publicações da imprensa local.

Durante o evento, aproveitei para gravar pequenos depoimentos de alguns colegas da imprensa, realçando o momento único. Lissandro Nascimento, Arijaldo Carvalho, Marcus Prado, José Edalvo e Ronaldo Sotero, foram os escolhidos. Veja os vídeos:

Fechando o evento comemorativo o presidente do Instituto Histórico, professor Pedro Ferrer, avaliou a festa  como muito positiva. Fez referência ao rico acervo da casa e, em tempo dos jornais online, arriscou um palpite para o futuro do jornal impresso. Veja o vídeo:

1 pensou em “Instituto Histórico da Vitória celebra os 150 anos da Imprensa Antonense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *