EDUCAÇÃO MUSICAL – Abordagem e noção básica referente a arte de compor. (PARTE 6)

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Se formos trabalhar um poema, uma poesia, composta apenas para apresentação oral sem melodia, ou, escrito em livro na forma de romance, precisamos em primeiro lugar preservar a obra com respeito e compromisso, em razão a ética profissional e o sentimento colocado pelo compositor da obra, no momento que estava produzindo seus pensamentos para o papel, na qualidade de versos. Se o poema apresentado tem duas estrofes, e, podemos musica-lo na modalidade para Frevo Canção, em primeiro lugar, já estaremos com uma melodia em mente, depois colocaremos cada verso  – linha da frase – e, separamos as sílabas para descobrirmos os tempos fortes ou fracos. O Frevo na divisão binária, onde seu compasso será dois por quatro, está indicando que sua escrita na peça, vai ser construída por colcheia, semicolcheia, mínima e semínima, onde a soma destas notas e dos seus valores, resultará no valor de dois tempos cada compasso.

Após termos entendidos a soma dos valores das notas, vamos trabalhar o primeiro verso da primeira  estrofe, por exemplo: um poema tenha em seu verso a seguinte frase: Te amo meu amor! Vamos separar as sílabas da seguinte forma: Te a—-amo meu a—-mor! Na primeira sequência – Te amo meu amor – está escrita sem som, mas na segunda sequência – Te a—-amo meu a—-amor! Já estamos observando pela separação das sílabas, que no Pentagrama bem abaixo de cada nota musical, existe uma sílaba e, cada sílaba está com o valor de uma colcheia – meio tempo cada uma –  e, para não sair do ritmo, observamos logo após a separação das sílabas, a repetição por exemplo: a—amor, significando que na escrita gramatical musical, a letra (a) ao ser separada, no compasso seguinte, a letra (a) aparece mais uma vez. Tanto em Frevo Canção, quanto em Samba, se existe letra, no condutor bem abaixo de cada nota da melodia, existirá a letra com a separação das sílabas, mantendo uma ligadura para não sair do ritmo.

João Bosco do Carmo

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