Lá de Portugal, “falou” o professor Pedro.

Recebi, ontem (25), mais um e-mail do amigo professor e presidente do Instituto Histórico  e Geográfico da Vitória. Desta vez, “falou-me” de Portugal. Certamente esse foi o seu último contato do outro lado de Oceano Atlântico. O professor deve chegar hoje, segunda dia 26. Bem vindo Pedoca, aos braços dos seus irmãos antonenses.

pedoca

“Encontro-me em Lisboa. Para trás a tecnologia e a precisão germânicas. Lisboa fala-nos de mais perto. Vejo em cada sobrado, em cada esquina um pouco da História do Brasil. Lisboa nos invade com seus monumentos e nomes de ruas. Aqui a praça Luís de Camões, acolá o largo do Chiado com Fernando Pessoa. Não sei se mais famosa a estátua ou o próprio Pessoa. Todos querem guardar um souvenir ao lado do poeta maior da língua portuguesa. Descendo a rua/ladeira Almeida Garret desparamo-nos com a livraria Bertrand a mais antiga do mundo. Eles exibem o certificado do “Guinness Book”. É atraente, prazeroso caminhar pelas ruas da Baixa do Chiado, subir ao Castelo de São Jorge. Valeu rever Lisboa. Nem melhor, nem pior que Berlim ou Munique, diferente. Lisboa cativa-nos com sua brejeirice, com sua espontaneidade, com seus fados: “Lisboa velha cidade, de encanto e beleza…..; Teus olhos castanhos…; Ai Mouraria…” Nisto vamos nos deixando levar ao passado que não volta mais, como diz o fadista”.

Pedoca, o lindo….

1 pensou em “Lá de Portugal, “falou” o professor Pedro.

  1. Aliás, Portugal é a esquina da Europa, é como se batêssemos uma aldrava para penetrar no Velho Mundo. Só me lembra o doloroso lirismo camoniano ao perder sua amada Dinamene:

    Alma minha gentil, que te partiste
    Tão cedo desta vida descontente,
    Repousa lá no Céu eternamente,
    E viva eu cá na terra sempre triste.

    Se lá no assento Etéreo, onde subiste,
    Memória desta vida se consente,
    Não te esqueças daquele amor ardente,
    Que já nos olhos meus tão puro viste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *