Vitória comemora o tradicional feriado do dia 7 de Setembro.

img_1181
Como tradicionalmente acontece na nossa cidade, Vitória de Santo Antão, o feriado do dia 7 de Setembro vira uma festa popular. O desfile cívico, alusivo à INDEPENDÊNCIA DO BRASIL do colonizador e explorador português, ocorrido em 1822, congregou todas as tribos nas ruas da nossa cidade.

É bem verdade que  o sentimento histórico não é – e nunca foi – a questão central da comemoração. Estudar a história do homem no tempo é, acima de tudo, estar preparado para desfazer mitos e verdades, antes, inquestionáveis.

http://www.historiaeimagem.com.br/wp-content/uploads/2014/05/primeira-missa-brasil-630x210.jpg

Quando criança, nas escolas, somos “apresentados” aos portugueses como uma espécie de “salvadores da pátria”, ou seja: os caras que nos tiraram da condição de primitivos e que nos trouxeram à modernidade, inclusive nos tornado criaturas de Deus, através dos jesuítas.

Nos contatos com as primeiras lições, os professores nunca nos relataram que os portugueses, entre tantas maldades,  roubaram-nos e mataram-nos,  saquearam  também  nossa dignidade, inverteram nossos  costumes e tomaram nossa liberdade, tudo isso,  sob o gatilho dos mosquetões e em nome de um Deus, até então,  estranho às nossas crenças.

http://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2012/06/1127.jpg

Que a Nação passe o dia  todo festejando, isso é bom, afinal, um feriado sempre é bem vindo para quebrar a ditadura da rotina.  Mas,  como você se sentiria em saber que a tomada da decisão de Dom Pedro Primeiro, em não aceitar  que o Brasil fosse mais  colônia portuguesa,  não aconteceu às margens do Rio Ipiranga? E que o famoso grito –  INDEPENDÊNCIA OU MORTE –  nunca ocorreu da maneira que nos ensinaram ?

Pois bem, alheio a tudo isso, os BRASILEIROS e,  muito particularmente particularmente os vitorienses comemoram com festa o feriado do dia 7 de Setembro. Corpo docente e discente, militares, familiares e a população em geral prestigiaram os desfiles,  protagonizados  pelas diversas escolas municipais e de outras localidades,  como Chã Grande. Veja algumas imagens e vídeos que registramos nas ruas.

img_1183 img_1187 img_1246

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *