Lançamento do meu livro no blog A VOZ DA VITÓRIA.

Agradeço ao presidente da ABLOGPE duplamente: pela divulgação e apresentação do evento de lançamento do meu livro – Apelidos Vitorienses.  Segue, abaixo, a matéria postada pelo colega blogueiro, Lissandro Nascimento, em seu blog: A VOZ DA VITÓRIA.

Lançamento do livro de Pilako foi sucesso de público em Vitória de Santo Antão

Apelidos Vitorienses por Pilako

Parte dos apelidados reunidos no primeiro livro de Pilako. Fotos: Pedro Silva / A Voz da Vitória

Por Lissandro Nascimento

Para revelar o motivo pelo qual vinte e cinco cidadãos vitorienses são mais conhecidos na cidade pelo apelido do que pelo próprio nome, foi lançado no último sábado (07/05), no Vitória Park Shopping, o livro “Apelidos Vitorienses” de autoria do empresário, compositor, carnavalesco, blogueiro e agora escritor Cristiano de Melo Vasconcelos Barros, o “Pilako”. A obra deixa registrado para história da Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, um pouco dos costumes no que se refere às relações sociais do inicio deste século 21.

O livro “Apelidos Vitorienses” reuniu parte da nata intelectual do Município e da região, sendo prestigiado por profissionais liberais e pessoas dos diversos segmentos sociais vitorienses, além de representantes do Poder Legislativo local, de lideranças políticas e da imprensa.

A obra deverá contar com novas edições tendo em vista que outros apelidados, a depender da catalogação de Pilako, ensejarão em pelo menos mais três volumes. Este é o primeiro livro lançado na cidade e região, possivelmente no Estado e até no Brasil que traz no seu conteúdo a leitura do código QR CODE, buscando dialogar com as novas tecnologias, na medida em que o leitor terá a chance de também assistir em vídeo, através dos códigos disponibilizados nas páginas impressas, o acúmulo de experiências protagonizadas pelos personagens descritos na obra.

Eu fui incumbido pela condução e apresentação do evento, com as presenças da AVLAC – Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência – através da presidente Lúcia Martins, do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória – presidente Prof. Pedro Ferrer, bem como da UBE – União Brasileira dos Escritores – secção Pernambuco – representada pela escritora Luciene Freitas. Encarregado pela apresentação e do prefácio do livro – o jornalista José Edalvo destacou a versatilidade do autor, atestando que Cristiano Pilako ingressa com espírito inovador diante da produção literária na região.

Os apelidados biografados nesta obra se juntaram a Pilako nesta noite de autógrafos, sendo assediados pelo público presente para também deixar seus autógrafos nas páginas que resumem suas histórias de vida. Na oportunidade, Pilako lembrou que o hábito de apelidar seres humanos reverbera desde a antiga Grécia, quando renomados filósofos, a exemplo de Platão, se trata também de um apelido. Ele também destacou que perto de completar seus 400 anos, Vitória de Santo Antão detém um rico acervo de cultura popular e que os apelidos, que aportam independente da classe social que pertença o sujeito, faz da cidade um exemplo ímpar de quão é prazeroso conhecer suas relações sociais impregnados da espontaneidade popular, criatividade e autoestima de quem morou e mora na Terra das Tabocas.

Principais registros da noite de autógrafos no Vitória Park Shopping. Fotos: Pedro Silva / A Voz da Vitória

Principais registros da noite de autógrafos no Vitória Park Shopping. Fotos: Pedro Silva / A Voz da Vitória

1 pensou em “Lançamento do meu livro no blog A VOZ DA VITÓRIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *