JOSÉ MARQUES DE SENA: SAI DE CENA E ENTRA PARA HISTÓRIA…

IMG_7650

Na tarde da terça (26) participei do funeral do multiartista vitoriense José Marques de Sena. Com a saúde debilitada em função da idade avançada (90 anos),  Zé Marques não mais vinha atuando no cenário cultural da cidade, como gostaria. Nossa cidade, no quesito: reconhecimento às pessoas que “fizeram diferença” na sua história, está em descompasso com o mínimo razoável.

José Marques de Sena foi um filho ilustre da Terra de Mariana Amália. Com destaque nas mais variadas áreas foi na cena carnavalesca que Zé Marques viveu seu esplendor. Nos tempos áureos do carnaval de alegoria da nossa cidade,  foi ele quem ousou, mudou e avançou.

Além dos mais de sessenta anos dedicados ao nosso carnaval, com passagem marcante nos clubes mais tradicionais da cidade, Zé deixou para as novas gerações um legado cultural que representa o nosso diferencial no carnaval de Pernambuco: A CULTURA DA ALEGORIA. Praticamente,  todas as pessoas que ainda são vinculadas aos carros alegóricos na Vitória de Santo Antão são “discípulo” de JOSÉ MARQUES DE SENA.

IMG_7610

O seu funeral aconteceu no salão do Clube dos Motoristas “O Cisne” – agremiação que ajudou nos últimos anos de vida, inclusive, com recursos financeiros. Fizemos vários vídeos para marcar a despedida de um dos maiores artistas de todos os tempos da Vitória de Santo Antão. Vejam o vídeo.

Antes do corpo de Zé Marques de Sena deixar o Clube dos Motoristas a Orquestra de Frevo, dirigida pelos Maestros Silvano e Givaldo, homenageou  o Mestre. Veja o vídeo:

IMG_7616

Durante o cortejo  a orquestra de frevo tocou musicas que marcaram a vida e a obra de Zé Marques de Sena. Veja os vídeos:

No momento do sepultamento, diante de uma grupo pequeno de pessoas,  mas grande no entendimento do tamanho do multiartista José Marques de Sena,  e o que ele representou para nossa cidade,  alguns oradores se revezaram no microfone.

Obs: amanhã, sexta (29), postaremos os vídeos com depoimentos de amigos e admiradores de Zé Marques: Guilherme Pajé, Zé Varela, Deusdeth Ribeiro, Pedro Ferrer, André Fontes e Sosígenes Bittencourt.

IMG_7600 IMG_7613 IMG_7620 IMG_7640 IMG_7643 IMG_7647

4 pensou em “JOSÉ MARQUES DE SENA: SAI DE CENA E ENTRA PARA HISTÓRIA…

  1. Quero parabenizar o Blog do Pilako, pela justa o homenagem ao nosso querido José Marques de Sena; com uma impecável cobertura do seu velório e funeral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *