Regis do Amendoim: uma vida de trabalho.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/regisdoamendoim.jpgAinda no ano de 2015 o amigo Regis do Amendoim me disse: “Pilako, ano quem vem eu completo 60 anos, nem parece. Ainda lembro, eu garotinho, vendendo cocada e amendoim pelas ruas”. Pois bem, hoje, o conhecidíssimo Regis do Amendoim já completou 60 anos de idade (16-01), já é feirante há quase 45 anos e, junto com sua esposa Sônia, filhos e netos está próximo de completar 40 anos de casado, ou seja: BODAS DE ESMERALDA.

Reginaldo Antônio de Barros, o popular Regis do Amendoim, nasceu no dia  16 de janeiro de 1956 aqui, na Vitória de Santo Antão. Filho de família simples e trabalhadora nunca teve vida fácil,  a parir dos 9 anos de idade começou no trabalho. A feira sempre  foi sua “escola e faculdade”.

Carregando frete, vendendo cocada, tapioca e amendoim pelas ruas da cidade, o menino Reginaldo, magrinho e franzino, tomou gosto pelo comercio. Segundo Regis, era nos cabarés, nas festas noturnas, que mais se vendia esses produtos. Quando perguntado sobre a proibição de menores nesses ambientes, diz ele: “nesse tempo num tinha isso não, quando a gente via a polícia ou o inspetor,  a gente ia saindo de fininho”.

regis
No dia 30 de dezembro de 1972, já com 16 anos de idade, Reginaldo fixou ponto comercial ao lado do Cibrazém para ser uma espécie de revendedor “ em grosso” de Amendoim na cidade da Vitória, atividade, aliás, que desenvolve até os dias de hoje na mesma localidade. Quando perguntado sobre a alcunha – Regis do Amendoim – todo satisfeito,  ele diz: “tenho  orgulho de ser Regis do Amendoim”.

Conheço Regis há muito tempo. Sou testemunha ocular do seu espírito público, sua vontade de ajudar as pessoas e de ser uma pessoa útil à coletividade. Na enchente de 2005, ocorrida na nossa cidade, Regis cumpriu um papel importante como um dos lideres dos feirantes, junto aos órgãos representativos e governamentais nas soluções desejadas.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/O-TEMPO-VOA-enchente.jpg

Regis do Amendoim, como liderança dos feirantes, também atuou na cena política da cidade sendo inclusive, candidato a vereador por mais de uma vez. Portador de uma fidelidade canina ao grupo político de Elias Lira, Regis tornou-se figura emblemática na cidade, sendo alvo, inclusive,  de chacotas e gracejos nos meios de comunicações pertencentes ao grupo político adversário. Como observador da cena política local, entendo que Regis, de certa forma, é uma pessoa injustiçada no atual cenário administrativo, pois, como o próprio Regis diz, “as vezes os doutores também tem que aprender com os analfabetos”.

No final do ano de 2014 Regis do Amendoim deu um susto na família e nos amigos. Passou por uma cirurgia cardíaca,  mas, com as graças de Deus e a proteção do Glorioso Santo Antão, de quem ele é devoto fervoroso, se recuperou bem.

http://www.blogdopilako.com.br/wp/wp-content/uploads/Foto-de-cima10.jpg

Portanto, encerro essas linhas, onde falo um pouco da vida do amigo Reginaldo Antônio de Barros – o Regis do Amendoim – dizendo que sou amigo de Regis na mesma medida que  ele também é meu amigo. Regis é uma pessoa decente, uma cara trabalhador e amigo dos amigos. Para concluir, digo:  Regis do Amendoim, que Deus lhe conceda pelo menos, mais 60 anos de vida.

1 pensou em “Regis do Amendoim: uma vida de trabalho.

  1. Eu, meus Irmãos e Nossa Mãe agradecemos muito a Regis do Amendoim pela amizade de várias décadas conosco.
    E pela atenção que o mesmo sempre dispensou ao nosso querido Pai (já falecido) Seu Manoel Celerino!
    Muito obrigado ! E feliz aniversario, amigo Régis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *