Eleição Conselho Tutelar: os eleitores vitorienses fizeram sua parte.

Ocorreu ontem (04) na Vitória de Santo Antão, a eleição para escolha dos conselheiros tutelar. Pela primeira vez, a referida consulta popular aconteceu de forma simultânea em todo Brasil. Aqui, quarenta candidatos concorreram as cinco vagas disponíveis.

Muito bem, por volta das 10h30 estive no Colégio Municipal 3 de Agosto para votar. O movimento na frente do prédio era intenso, próprio de um dia de eleição. Veja o vídeo:

A fila para entrar no colégio estava chegando e dobrando na Rua 15 de Novembro e seu o final, ficando  próximo da Sorveteria de Manoel Peixe.

IMG_2290

IMG_2293 IMG_2295

Diante da longa fila, onde as pessoas com que conversei, falaram estar ali por cerca de uma hora e meia resolvi, então, voltar em outro horário. Quando retornei, por volta das 13h, depois de almoçar e disposto, portanto à enfrentar qualquer tamanho de fila, já encontrei uma configuração diferente na organização, pois a fila que antes estava sendo formada fora do prédio do colégio, desta feita, estava sendo organizada na quadra coberta, dando às pessoas maior conforto e segurança.

IMG_2311

IMG_2312De maneira ordeira e organizada a fila “andou” sem maiores problemas, apesar de continuar longa. Na fila, a expressão dos eleitores era de satisfação, uma vez que ali estavam de maneira voluntária, já que o voto era facultativo, ou seja: comparecia ao local de votação que se sentisse motivado. Por lá, encontrei muita gente conhecida. Próximo de mim, na fila, o prefeiturável Zé da Juliana, junto com esposa Patrícia, também cumpriram a “maratona” cívica. Mais adiante os amigos José Edalvo e Lorinaldo também demonstravam satisfação em poder tá exercendo o direito de  votar. Veja o vídeo:

Finalmente, chegando ao local de votação, ou seja: no Pátio onde se encontram parte das  salas de aulas do Colégio 3 de Agosto – onde estudei parte da minha vida – encontrei um ambiente tranquilo. As secções com maior volume de pessoas, naturalmente, eram as que concentravam as pessoas cujo nome começavam pelas letras “J” e “M”. Depois de votar, fiz um pequeno vídeo “panorâmico” do local de votação. Veja o vídeo:

Muito bem, sem querer entrar no mérito do processo de apuração, gostaria de dizer que apesar de tomar conhecimento das dificuldades ocorridas no final da tarde, próximo ao horário de encerramento da votação, a comissão eleitoral está de parabéns.

Não podemos, sob qualquer ponto de vista, imaginar que a promoção de  um evento dessa complexidade seja uma coisa fácil. Por isso, volto a dizer: O CONDICA E A RESPECTIVA COMISSÃO ELEITORAL ESTÃO DE PARABÉNS.

Como observador da cena local estive, mesmo que a distância, atento a esse processo. A primeira falha começa, ao meu entendimento, na não disponibilização, pelo TRE, das urnas eletrônicas para esse pleito. Aliás, é necessário que se diga: a cada edição do pleito o mesmo ganha contornos mais avolumados.

A não possibilidade de se contar com o sistema atualizado do TRE, cria embaraços naturais. É difícil o “dialogo” de processos manuais cujas fontes sejam sistemas totalmente automatizados, onde a base de dados sofrem constantes alterações e, diga-se de passagem , natural em um sistema complexo e dinâmico.

Comigo mesmo, no pleito de ontem (04), aconteceu um caso digno de registro. Na lista em que meu nome estava inserido, os dados não estavam “batendo”. Após a moça “cochichar” no ouvido da outra, eu procurei orienta-la, dizendo o seguinte: “amiga eu vou lhe explicar o que tá acontecendo:  É que o nosso município está em fase de implantação do sistema BIOMÉTRICO de votação e, assim sendo, algumas pessoas, como eu,  já se recadastraram e,   é possível,  que alguns dados nãos  estejam idênticos. Eu, por exemplo, estava cadastrado na 18ª Zona,  hoje, estou 102º, portanto, os números não vão “bater”.” Nossa cidade possui cerca de 100 mil eleitores e não podemos correr certos riscos.

Nesse sistema que foi realizado a eleição de ontem – Conselho Tutelar – onde tivemos quarenta candidatos nas ruas fazendo campanha e convocando os eleitores para votar,  é temeroso ter apenas uma locação e votação. Imagine se 1/3 dos eleitores resolvessem votar, ontem, no Colégio 3 de agosto? Não podemos imaginar pleitos envolvendo números dessa magnitude onde a estrutura disponível não seja compatível minimamente para suportar tal  demanda.

Com relação à falta de fiscalização da chamada “boca de urna”, convenhamos, foi explícita, escancarada, a ilegalidade  correu solta. Àquela velha prática dos santinhos no chão, no local de votação, estava aos olhos de todos.

IMG_2302
Para encerrar, gostaria de dizer que devemos dá graças a Deus por não ter acontecido um problema mais sério. A prefeitura da Vitória, o TRE e o Ministério Público da Vitória pecaram na estrutura dessa eleição. De parabéns, volto a dizer, estão à comissão eleitoral e o CONDICA que mesmo sem estrutura conduziram  o pleito  sem maiores atropelos. Quanto aos eleitores da Vitória, que compareceram “com força”, fica, no  nosso entendimento, a lição do amadurecimento e  da responsabilidade cidadã.

3 pensou em “Eleição Conselho Tutelar: os eleitores vitorienses fizeram sua parte.

  1. Foi assim só aqui na Terra das Tabocas?

    Caro Pilako, peço venia a discordar da sua exação numérica e isenção de alguns que creio responsáveis pela balbúrdia do pleito para o Conselho Tutelar de Vitória.

    O que escreves em “O CONDICA E A RESPECTIVA COMISSÃO ELEITORAL ESTÃO DE PARABÉNS” não o tenho o mesmo sentimento e creio que muitos que tentaram votar ou participar seguir esse entendimento de desprezo a lisura e ampla participação.

    Alguns como eu que fui duas vezes tentar votar. Na primeira as 11horas uma fila quilométrica a Sol a pique e noutra as 16 horas numa balbúrdia dentre do único local de votação!

    Um único local para votação é, no mínimo, desrespeitoso ao cidadão que sai de sua casa para se espremer e ser ‘tangido’ como gado manso.

    Quem ganha com tamanha incompetência? E quem são os perdedores?
    Estes últimos é certo que somos nós que esperávamos no certame a escolha dos melhores, mas, infeliz e novamente vemos um cenário de horrores, decepcionante.

    Uma palavra: absurdo!

  2. Pingback: “Foi assim só aqui na Terra das Tabocas?” – diz internauta JAIRO MEDEIROS | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *