Feriado de 7 de setembro na Vitória: um pouco de tudo.

No dia de ontem, sete de setembro, feriado nacional, o Brasil parou para comemorar o dia da sua independência. Aprendemos,  no início das nossas jornadas escolares, que Dom Pedro Primeiro, às Margens do Rio Ipiranga, montado em um musculoso cavalo levantou sua espada aos céus e bradou: “ laços fora soldados, nós não pertencemos mais ao reino de Portugal, nossas cores  são  verde e amarela” (algo mais ou menos assim). Pois bem, cento e noventa e três anos depois,  do famoso “sete de setembro”, já  está mais  que provado que tudo isso não passou de marketing político.

14015
Assim como aconteceu em todo Brasil, nossa cidade, Vitória de Santo Antão, também comemorou o feriado com desfiles cívicos, paradas militares, pessoas nas ruas e até protesto contra a indiferença do prefeito e “seus”  vereadores, atinente às carências municipais.

11393348_993475364030827_4633055590111159366_oAqui já virou tradição o povo “ganhar” às  ruas. Com o dia ensolarado a festa ficou mais bonita. Nesse dia, encontramos pessoas que não estão acostumados à participar, frequentemente, de manifestações públicas, tais quais campanhas políticas e festejos carnavalescos.

IMG_1692Depois de muito ensaio e expectativa, finalmente, as crianças puderam  mostrar, nas ruas, tudo que aprendeu,  vestidos, claro, com sua garbosa indumentária. O pai e a mãe, as tias e as avós são as que mais vibram com “espetáculo particular”. Já o nosso comércio ambulante, no dia de ontem, faturou bem. Até o amigo Jefferson Rodrigues, o “homem da foto na hora”, que havia tempo que não lhe via, esteve circulando por toda parte  fazendo seu devidos  registros.

IMG_1716IMG_1710Na Praça Dom Luis de Brito, na Matriz, até uma roda de capoeira foi vista. Muitos curiosos pararam para acompanhar essa verdadeira “arte da dança” que foi uma das  heranças  deixada pelos negros escravos que, com sua força de trabalho, construíram nosso país, desde do tempo em  que ainda éramos colônia extrativista de Portugal. Veja o vídeo:

Portanto esse foi, de maneira geral, o dia sete de setembro na nossa Vitória de Santo Antão. Apesar de um pequeno incidente, ocorrido na  Praça Duque de Caxias,  o desfile transcorreu sem maiores problemas, aliás é bom que se diga: Para quem não tentou cruzar a Avenida Mariana Amália pois,  mais uma vez  aquele  “estrangulamento” que a prefeitura realiza na altura do Banco do Brasil é um “desconvite” para as pessoas que querem circular para acompanhar o movimento . Não devemos esquecer de lembrar que os moradores do bairro do Livramento continuam reclamando do  isolamento do bairro,  nos desfile cívicos do dia sete de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *