Internauta J.S. Machado comenta no blog

Comentário postado na matéria “O dia 3 de Agosto também é um dia para reflexão.“.

Não há o que se comemorar, a não ser aos masoquistas. Apenas precisamos refletir com bastante senso crítico. Os bravos guerreiros das Tabocas expulsaram os holandeses e deixaram quem e o que por aqui? Não creio que sendo colonizado pelos holandeses o Brasil seria uma “holandinha”, até porque, com exceção dos Estados Unidos, toda colonização é sempre para usurpar, e não para compartilhar riquezas, que o digam os países africanos colonizados por ingleses, franceses e portugueses. Uma coisa porém é certa: o espírito com que os portugueses chegaram aqui foi apenas para trapacear os índios, estuprar as índias, surrupiar toda riqueza na nova terra e nada mais que isso. Essa cultura de gostar de levar vantagem em tudo, a famosa “Lei de Gérson.” chegou ao através da esquadra de Cabral. Na escola os brasileiros são ensinados desde criança que aqueles trapaceiros que trocavam espelhos por ouro foram heróis. Dava prá se esperar algo de bom como fruto dessa “educação”? Hoje vemos essa motivação dos colonizadores entranhada na nossa população e, principalmente nos seus representantes (os políticos). Hoje nossa cidade é dominada por Liras, Querálvares e Queirozes. Sinceramente, eu preferiria que os holandeses tivessem ganho a Batalha das Tabocas, pois esses sim, deixaram um importante legado em nosso país, e creio muito que pior do que é certamente não seria.

J.S. Machado

2 pensou em “Internauta J.S. Machado comenta no blog

  1. Nosso governo municipal é uma piada de mau gosto: comemoraram o trágico abandono do MONTE DAS TABOCAS, e ainda agem como se tudo fosse um sucesso.
    Com relação as colonozações acima criticads pelo senhor J.S. MACHADO o mesmo está equivocado, pois várias nações colonizadas hj são exemplos para o mundo…Canadá, Estados Unidos, México, Chile,etc.

  2. Há uma linha de historiadores que dizem que os holandeses fizeram mais benfeitorias que os portugueses, a exemplo de Recife e outras. E que nada temos a comemorar! Comungo com a opinião que seria melhor os holandeses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *