Qual o crime em ser candidato

Precisamos que os bons sejam candidatos às vagas de vereador, prefeito e tudo mais que ocupar politicamente nossa cidade, estado ou mesmo o país. O problema é que os bons acham errado o gasto excessivo de dinheiro em campanha, eles não querem se sujar freqüentando lugares onde consideram que existam pessoas desonestas e principalmente, acreditam que uma andorinha só não fará verão. Não adiantaria de nada ter um eleito, pois pensam que todos os outros são desonestos e terminariam por corromper o novato da ficha limpa.

As pessoas encontraram algumas soluções pra isso, a primeira opção é ficarem só reclamando, e fazem isso a vida toda, às vezes dizendo que nunca vai ter solução, falando que o bom seria se pudessem se mudar para outro país. A segunda opção é tentar ajudar em algum assunto, as pessoas tentam se engajar na luta contra a fome, contra a pobreza, contra os mal-tratos aos animais, a favor da leitura ou de cinemas alternativos, às vezes tentam ajudar pessoas drogadas com programas culturais ou esportivos mas sempre se dizendo apolíticos, que não querem se candidatar a nada e nem querem nenhum político por perto.

É bonito tentar ajudar, a segunda opção é bem legal, mas é muito difícil. A forma mais fácil de fazer alguma coisa é tendo um mandato ou tendo a ajuda de alguém que tenha. O problema é o preconceito e quando uma pessoa que participa de algum movimento tenta ser candidato todo mundo taxa ela como aproveitadora. Nenhuma pessoa honesta gosta de ser acusada de aproveitadora e nos movimentos sociais sempre existem pessoas, digamos que não muito honestas, que querem ser candidatos e terminam conseguindo porque os que seriam melhores candidatos não se sentem à vontade para se candidatar e tentar construir algo maior.

O APOSENTE nasceu numa eleição, a primeira coisa que fizemos foi juntar pessoas afim de eleger um vereador sem gastar dinheiro. Quando reclamam que estamos criticando afim de colocar um candidato não nos sentimos atingidos. Queremos sim ter um candidato, um que a gente confie e que prove que é possível ganhar uma eleição com ideias e não com muito dinheiro, queremos sim ter um candidato que seja eleito e prove de alguma forma que uma andorinha não faz verão mas que um elefante incomoda muita gente e que crie uma onda fazendo com que tenhamos mais candidatos deste tipo eleito. Podem comentar ai embaixo falando que tudo isso é utopia e que somos bobos ou pretensiosos, seremos assim enquanto pudermos.

Depois de passada a última eleição pra prefeito o APOSENTE virou um canal de informação e de encontros. Assistimos e mostramos através do facebook a maior parte das sessões da câmara, mostramos problemas e até elogiamos atitudes tomadas pela câmara de vereadores ou pela prefeitura. Reunimos pessoas em feiras de livro ou festas musicais, conhecemos um pouco vários lugares da cidade. Conhecemos melhor os vereadores, incentivamos pessoas a irem às sessões da câmara e tivemos ricas discussões virtuais ou pessoais com pessoas de Vitória e de fora de Vitória. O APSENTE já foi falado em Recife, Goiana, Garanhuns, Belo Jardim, João Pessoa, Toritama, Ipojuca, Caruaru e vários outros lugares. Informamos e incentivamos as pessoas a pensarem sobre política mesmo que minimamente.

Então vejamos, o APOSENTE nasceu para uma eleição, sendo assim, se tivermos um candidato não será nenhum crime. E se qualquer pessoa resolver se filiar a um partido e se candidatar ela não ganha uma marca na testa com o nome ladrão.

Não precisamos dos novos, precisamos dos bons, se eles são desbravadores de oceanos ou simples cidadãos vitorienses, isso não importa, precisamos deles.

aposente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *