ELEIÇÕES 2016: A Câmara está dividida em equipe “A” e equipe “B”.

33

As eleições municipais para prefeito, vice-prefeito e vereadores só ocorrerão no próximo ano (2016). Mas, para quem tem pretensão de disputar algum cargo, no próximo pleito, o prazo para se filiar ao partido político da sua preferência, termina este ano, mais precisamente em setembro.

Pois bem, deixando de lado o cargo para prefeito e vice-prefeito, gostaria de falar um pouco da engrenagem eleitoral dos candidatos proporcionais, ou seja: ELEIÇÃO PARA VEREADOR. Aqui e acolá as pessoas, sobretudo as que são de alguma forma ligadas ao mundo político, me abordam para falar sobre a possibilidade do aumento de vagas na nossa Casa Legislativa.

Sobre a quantidade de vagas, desde que seja dentro da legalidade, sou favorável ao maior numero possível, por dois motivos básicos:

Primeiro: não há aumento de custo para os cofres públicos, pois o dinheiro a ser repassado pelo Executivo sempre será o mesmo, independente da quantidade de vagas. Segundo: com mais vereadores na casa, apesar dos pesares, existe, de fato, uma maior representatividade da comunidade, até porque, no regime democrático como o nosso,   esta é a finalidade da Câmara Legislativa.

Socrates-Democracia-Grega

Comentou-se na internet, recentemente, que a maioria dos vereadores, até agora, não sinalizaram interesse pelo aumento das vagas, uma vez que cabe a eles, nossos legítimos representantes, a opção de aumento. Dos atuais 11 assentos, segundo cálculos do amigo Elias Martins, em função do volume da nossa população, pode-se avançar para 13, 15, 17 ou até 19 vagas.

Muito bem, em uma analise muito particular, que não levarei em consideração à atividade parlamentar e muito menos o número de requerimento apresentado, e sim, apenas à questão eleitoral, PODENDO INCLUSIVE, CADA CIDADÃO OU ATÉ OS  PARLAMENTARES CITADOS TEREM UM OLHAR DIFERENTE DO MEU – acho que  uma parcela de vereador (menos experiente)  está  “comendo corda” da outra parte  mais ” NINJA” para manter a nossa Câmara com apenas 11 vagas.

Todos sabem que com apenas 11 vagas a dificuldade na renovação do mandato, pelo menos para uns seis vereadores da atual legislatura, torna-se uma missão quase impossível. Vejamos:

Podemos dividir o atual  quadro de vereadores em duas equipes. A equipe “A”– aquela que renova o mandato em qualquer situação (11 ou até 19 vagas) – e a equipe “B”, ou seja: aquela que vai depende de maiores variáveis para manter-se  “sentado” na  casa.

equipea

Na minha modesta avaliação, a equipe “A”, ou seja: aquela que se elege em qualquer situação, é formada pelos seguintes vereadores: Baú Nogueira, Edvado Bione, Novo da Banca, Duda de Pacas e Doutor Saulo. Neste grupo, todos já renovaram mandatos com expressivas votações, aliás,  todas crescentes.

Já a equipe “B”, é formada pelos  outros integrantes da bancada, ou seja: Geraldo Filho, Sandro da Banca, Edinho, Edmo Neves,  Danda da Feijoada e Toninho. Neste grupo, com a exceção do vereador Edmo Neves, nenhum alcançou dois mil sufrágios no último pleito, apesar de a maioria ter também aumentado sua votação, de uma eleição para outra.

equipeb

Alguém, então, poderia perguntar: Pilako, Edmo foi o segundo Vereador mais votado da última eleição e porquê  não estaria na equipe “A”? Simples de responder:

De todo os vereadores da casa, o único que mudou de patamar, no que diz respeito à estrutura de campanha, foi justamente o Edmo. Ou seja: Na eleição passada a máquina administrativa municipal “carregou” ele nos braços. Edmo, como todos devem lembrar, “pilotou” durante a primeira gestão do Governo de Todos a folha de pagamento do município, “bondades eleitorais” que não terá na próxima eleição.

A prova da tendência da desidratação eleitoral do referido Edil já pode ser observada quando o mesmo, juntamente com outro vereador, o Edinho, e outras lideranças como o ex candidato a prefeito, Jailton Albuquerque, não conseguiu repassar uma votação à altura da soma das suas votações para o deputado federal Jorge Corte Real, mesmo com a boa estrutura montada pelo parlamentar na nossa cidade. Sendo assim, acredito que ele esteja jogando,  atualmente,  no time da equipe “B”.

Pois bem, existe “um pessoal” da equipe “A” que vem colocando na cabeça do pessoal da equipe “B”, sobretudo àqueles menos experientes, que a manutenção das 11 vagas é o melhor para todos se manterem no poder. Equação, aliás, que na minha avaliação só se adéqua  aos vereadores que jogam no time da equipe “A”.

O pessoal da equipe “B” precisa colocar as “barbas de molho”, pois eles tem que raciocinar que concorrerão diretamente, na próxima eleição, com pelo menos uma dúzia de candidatos que irão entrar no “jogo” com força eleitoral, dinheiro no bolso e  alguns  até com muita vontade de voltar.

Apenas como alguns  exemplo, dentre essa dúzia,  concorre com grandes possibilidades de “engolir” os vereadores da equipe “B”, os seguintes candidatos: Romero, Marcone da Charque, Mano Holanda, Pedro Queiroz, Henrique Filho,  André Carvalho (candidato do Grupo Aposente)   e etc.

10402508_1544687232477323_2870981672004516959_n

Apenas para se ter uma ideia de como nossa Câmara de Vereadores está em descompasso com as outras cidades, caso mantenha as 11 vagas, a Câmara de Vereadores do município de Serra Talhada, por exemplo, que está contida numa cidade com praticamente metade do número de eleitores da nossa (51.236) acabou de aprovar o aumento de duas vagas para a próxima legislatura, ou seja: saiu  de 13 para 15, quanto que a nossa cidade, Vitória de Santo Antão, com um eleitorado de 98.500, quase o dobro, só dispõe atualmente de 11 vagas na Câmara.

Portanto, para os vereadores que jogam na equipe “B”, não custa nada avisar: PIOR DO QUE FAZER CAMPANHA E NÃO CONSEGUIR SER VEREADOR, É SER VEREADOR, FAZER CAMPANHA E DEIXAR DE SER VEREADOR, OU SEJA: SER OBRIGADO A CEDER  SUA CADEIRA PARA QUEM ESTÁ FORA DA CASA SENTAR.

Obs: fica aqui aberto o espaço para os parlamentares que se sentiram injustiçado com nosso enquadramento eleitoral, ou seja: equipe “A” e “B”.

6 pensou em “ELEIÇÕES 2016: A Câmara está dividida em equipe “A” e equipe “B”.

  1. É Pilako,em primeiro lugar representatividade de comunidade isso é muito relativo.esses nomes que você citou como exemplos que podem “engolir”os vereadores da equipe “B”,não representam especificamente nenhuma comunidade,eles não tem bases sólidas e estabelecidas de comunidade.representam grupos de forte poderes financeiros,agregam pessoas aos seus redores,que vivem de seus favores políticos e econômicos,exceto o André,que representa um grupo de ideologia talvez utópica,com remotas possibilidades de vencer uma eleição proporcional,por causa do quociente eleitoral.em relação ao número de vereadores poder chegar até 19 parlamentares,sem aumento de custos para os cofres público.as pessoas esclarecidas e informadas são sabedoras que no Brasil existe uma coisa chamada caixa dois,e que todas as câmaras de vereadores, assembleias legislativas,o congresso nacional,sempre estão sujeitadas a essas práticas escrupulosas.o toma lá da cá,o mensalão,o mensalinho,etc.o poder executivo sempre manipulando e dominando o legislativo,veja quantos vereadores que apoiam o governo atual eram apoiadores do governo de 8 anos atrás.as barganhas,uma secretaria para o grupo do político “A”,”B” e “C”,distribuições de empregos(contratados)do poder executivo para os cabos eleitorais dos vereadores “tais e quais”,muitos desses funcionários fantasmas que só aparecem no dia de receberem,um verdadeiro balcão de negócios de domínio do executivo sobre os nossos “representantes”.todos esses mecanismos do poder executivo de engessar a câmara de vereadores com esses gastos extra oficial vai sair de alguma forma engenhosa dos cofres público,do bolso dos impostos pagos por toda a sociedade vitoriense. a gastança vai ser muito maior aumentando o número de vereadores,mais cargos ,mais parasitas sugando o cofre da prefeitura,o que é certo é que tem muita gente que está fora da mamata e querendo mamar,até mesmo os cabos eleitorais desses supostos novos candidatos,ave maria,11 já é de mais.

  2. Esse menino do aposente será um recuo no pensamento e na história de nossa cidade. Ele, o menino do aposente, faz parte de partido esquerdista, comunista,e com se não bastasse lidera um movimento natimorto chamado aposente….
    Ora aposentar o que , qem e pra que?
    Esses do “aposente” estavam ns festas “juinas” e ajudando a torrar o dinheiro publico com festas regadas a alcool e etc….
    Cd o pensamento avançado?
    Esse menino do aposente subrinho de zé do povo, é mais um, igual aos outros… nada mais…..

  3. Otimo raciocinio, pilako parabens pela sua publicaçao a respeito das vagas municipal. So uma observaçao acredito que destes nomes citados em relaçao a possivel vaga, temos que relatar a possibillidades de outros candidatos aparecerem com uma votaçao expressivas e podendo brigar por uma vaga no legislativo. Mesmo asim, parabens Pela materia. Gold

  4. Bom seria que nenhum dos atuais fossem reeleitos. Brasileiro clamam por mudanças mas repetem seus votos.

    Que tal aposentar todos os vereadores, Prefeito e vice de nossa Cidade?

  5. Pingback: Internauta Pedro Cesar comenta no Blog | Blog do Pilako

  6. Pingback: Internauta Goldemberg comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *