Turismo em Vitória de Santo Antão. E por que não?

aposente

Vitória de Santo Antão possui um potencial turístico ainda não explorado. Localizada a 49 km da capital de Pernambuco, na região da Mata Centro, no corredor do Turismo Rural do estado, o município não está dentro de nenhum roteiro turístico. Com inúmeras potencialidades, a cidade deixa a desejar em infraestrutura. Temos uma cidade Repleta de engenhos, fazendas, igrejas, praças e monumentos seculares, ou seja, Vitória é um dos municípios mais ricos em história do estado.

Possuímos relíquias como o “Sobradinho Mourisco”, com arquitetura de influência árabe e o único remanescente da povoação de Santo Antão da Mata. Este monumento serviu de hospedagem à família Imperial de Dom Pedro II e D. Teresa Cristina em 1859. Além deste edifício, temos o Sítio Histórico do Monte das Tabocas, palco da batalha entre os luso-brasileiros e os holandeses, a Estação Ferroviária construída em 1886, entre dezenas de outros patrimônios materiais e imateriais.

Com uma excelente localização, como e que tipo de turismo a cidade de Vitória poderia desenvolver?

O Turismo Rural tem como objetivo valorizar a cultura, o patrimônio, a tradição e tudo o que diz respeito à opulência de uma localidade, utilizando a natureza, a estrutura rural, – sítios, fazendas, granjas, entre outros – os costumes, as histórias de vida, acontecimentos locais e atividades dessas localidades como atrativos. Inserida nesta modalidade, Vitória de Santo Antão agregaria valor às propriedades, às manifestações culturais, aos monumentos, melhorando o desenvolvimento do município bem como da população e inserindo-a diretamente na execução das atividades turísticas visto que o Turismo Rural proporciona o contato direto do turista com a atmosfera rural e local, incentivando-o a praticar os afazeres característicos do campo, tornando o ambiente simples, rústico e suas tarefas campestres atrativos cada vez mais procurados pelos passantes.

A área rural de Vitória de Santo Antão é uma das maiores das cidades do estado, responsável por grande parte do abastecimento de hortaliças de Pernambuco, conhecida como o Cinturão Verde pernambucano. Estudos históricos, culturais, patrimoniais e científicos feitos no município, possibilitaram listar as potencialidades de Turismo Rural que a cidade possui, tendo em vista sua importância para o desenvolvimento da região que o exerce. Este plano visa incluir a cidade de Vitória nos roteiros elaborados pelo Governo para os municípios do estado de Pernambuco, valorizando o patrimônio histórico, cultural e natural da cidade.

Só para constar os atrativos, vamos citar aqui alguns deles para termos noção do quanto a cidade possui e o quão abandonados estão esses monumentos pelas gestões estaduais e municipais:

  • Sítio Histórico do Monte das Tabocas – não é necessário escrever sua importância, na dúvida, visite a página de Jonas Aventura com fotos e a história do local: http://montedastabocas.blogspot.com.br/ ou a página da Prefeitura de Vitória de Santo Antão: http://www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/www3/monte-das-tabocas/
  • Os engenhos da cidade, a maioria de pequeno e grande porte, tais como Engenhos Conceição, Bento Velho, Galileia, Cachoeirinha, Arandu de Baixo, Boa Sorte, Taquari, Mocotó, São Caetano, Ronda, Pombal – o maior -, São João Novo, Cachoeira, Limeira, Cajoca, Serra e Pirapama.

Alguns desses engenhos ainda estão em atividade, mas não as características de sua criação, e sim com atividades turísticas, pois estão inseridos na Rota dos Engenhos, criada pelo Governo de Estado. São eles Engenho Bento Velho, Arandu de Baixo, Pirapama, Jardim Ipiranga, Cachoeirinha, Campo Alegre, Oiteirão, São Francisco e Engenho Pitu. Entretanto, esta atividade não é divulgada no município cujo pertencem os engenhos, não proporcionando assim a participação da população local como também não gera nenhuma renda ou reconhecimento para a cidade de Vitória.

  • Monumentos históricos como o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão inaugurado em 1851, o Casario Mourisco do século XVIII – ambos localizados na Rua Imperial -, a Estação Ferroviária construída e inaugurada em 1878, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de 1750, etc.

Existe potencial para o desenvolvimento da cidade de maneira planejada, inserindo a atividade turística como mais uma fonte de renda para população local, a área rural e o reconhecimento pelo estado da cidade de Vitória de Santo Antão como parte fundamental na construção da pátria. Mas é necessário o empenho dos gestores locais na criação de infraestrutura e conscientização da população sobre o valor da própria terra e também por parte da prefeitura na manutenção, preservação e proteção de seus patrimônios. O que não temos visto faz tempo e não podemos permitir é que monumentos como a Praça Leão Coroado (pátio da estação ferroviária), construída como uma homenagem a José de Barros Lima – cognominado Leão Coroado – capitão do exército luso-brasileiro e mártir da Revolução Republicana de 1817 -, se perca em reformas criminosas, destruindo a nossa história e nossos cartões postais desvalorizados. Este seria mais um ponto histórico na lista supracitada, não fosse as mãos de cimento e movidas a “inovações” da atual gestão.

A Secretaria de Turismo municipal “tem por responsabilidade também promover o intercâmbio entre os órgãos e as entidades da administração municipal e a iniciativa privada, visando à articulação e ao fomento das atividades turísticas do município; promover a organização de eventos festivos, feiras de rua, calçadão e outras formas, a fim de estimular o comércio e turismo do município”.

Existe Secretaria ou Secretário de turismo na cidade de Vitória de Santo Antão? O que tem feito para tornar necessário este setor dentro da prefeitura se não vemos ações para promover nossa cidade como merece? Cabe aos eleitores cobrar dos governantes uma atitude que torne Vitória tão rentável e visível no Turismo quanto às cidades de Gravatá, Bezerros, Caruaru e Garanhuns – para não citar as mais distantes. Tão perto da capital e tão longe da valorização merecida.

aposente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *