MAUS TRATOS CONTRA OS ANIMAIS E VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS

apo

Uma pessoa que costumava ou costuma agredir animais é violenta também com os seres humanos? Sim. É o que concluiu uma pesquisa realizada pela organização Humane Society of the United States (HSUS), através da análise de 1624 casos de crueldade contra animais, nos Estados Unidos. A pesquisa foi realizada no ano 2000, mas gera reflexões pertinentes até hoje, quinze anos depois.

Entre todos os casos analisados, 922 envolvem violência intencional e 504 envolvem extrema negligência. Os resultados mostram também que a maioria dos casos de crueldade intencional foram cometidos por jovens do sexo masculino, com idade inferior a 18 anos. Quem são as principais vítimas? Bem, é difícil não se chocar: as principais vítimas são os animais de companhia, com destaque para cães e gatos, que são submetidos intencionalmente a práticas de tortura, como o espancamento. Ou ainda negligenciados, sendo privados dos cuidados básicos como alimentação e assistência veterinária.

Outro fato que merece ser destacado é que grande número de casos de crueldade intencional contra animais, também envolve algum tipo de violência familiar, sendo violência doméstica a mais citada (13%), seguida por abusos contra crianças (7%) e idosos (1%).

Será que a pessoa agride um animal por ele ser “indefeso”, “inferior” ou porque é um indivíduo violento? De acordo com investigações conduzidas pelo FBI, cerca de 80% dos homicidas começam a praticar atos criminosos matando animais. E não demoraram muito em substituir os animais pelos humanos. Assim, podemos concluir que pessoas que praticam maus tratos aos animais, possuem propensão a agir com violência também contra os humanos.

A pesquisa foi realizada nos EUA, em outra cultura, mas será que no Brasil é assim? Um estudo semelhante afirma que sim. De acordo com a dissertação de mestrado defendida em 2013, “Maus-tratos aos animais e violência contra as pessoas – A aplicação da Teoria do Link nas ocorrências da Polícia Militar paulista”, de Marcelo Robis Francisco Nassaro, onde Nassaro analisou 643 registros criminais de pessoas autuadas pela Polícia Militar do Estado de São Paulo por maus-tratos aos animais, no período de 2010 a 2012 e observou que um percentual expressivo deles também possuía outros registros por crimes violentos contra pessoas, indicando uma conexão entre esses delitos.

Nassaro também concluiu que a maioria dos agressores são homens, com média de idade de 43 anos. Os animais mais maltratados foram os domésticos, sendo eles galos, cachorros, gatos, respectivamente, seguindo-se dos silvestres, com destaque para as aves.

De acordo com o então chefe de Operações da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, capitão Nassaro, “quem maltrata animal é uma ameaça para toda a sociedade”. Segundo ele, adultos que praticam atos de maus tratos aos animais podem apresentar traços mais elevados de violência e insensibilidade, e podem vir a praticar atos violentos no seu ambiente familiar contra pessoas.

Assim, podemos concluir que o abuso contra animais não deve ser ignorado, mas visto como uma manifestação de agressividade que pode evoluir para uma conduta violenta também contra humanos. Dessa forma, se faz urgente a criação de leis que penalizem severamente os maus-tratos contra animais e assim protegeremos também a sociedade.

Fonte:

 http://www.apasfa.org/right.shtml

Dissertação de Mestrado: “Maus-tratos aos animais e violência contra as pessoas – A aplicação da Teoria do Link nas ocorrências da Polícia Militar paulista”

aposent

2 pensou em “MAUS TRATOS CONTRA OS ANIMAIS E VIOLÊNCIA CONTRA PESSOAS

  1. LEONARDO DA VINCI > “Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo do animal, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade”.
    Viveu entre 15/04/1452 e 02/05/1519 – nasceu na Itália – pintor, escultor, inventor …
    Este conceito e visão de mundo já fazem mais de 495 anos

    MAHATMA GANDHI > “A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”.
    (02/10/1869 – 30/01/1948 – Índia) – este conceito e visão de mundo já fazem 67 anos .

  2. Pingback: Internauta JORDANIA comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *