Reunião do Instituto Histórico: Prefeitura “massacra” instituição.

IMG_7707

Conforme anunciado aconteceu na manhã do domingo (01), no Salão Nobre do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória, a primeira reunião ordinária de 2015 da instituição.

Na pauta da reunião constou os seguintes assuntos: balanço financeiro do ano de 2014, elaboração da pauta 2015, publicação da revista, novos projetos e outros assuntos.

O presidente da instituição, professor Pedro Ferrer, acompanhado da segunda secretária, Claudia Vicente, comandaram a reunião. Ocorreu, de maneira rápida, uma apresentação realçando a FRANCOFONIA, movimento, comemorado no dia 20 de março, que visa difundir a língua francesa nos quatro cantos do mundo. Veja o vídeo:

Pois bem, entre os assuntos elencados na reunião, pelo presidente Pedro Ferrer, um deles, na minha opinião, como membro da casa,  merece ser externado para sociedade. Aliás, desconheci até um pouco a forma como o mesmo foi abordado pelo presidente, Pedro Ferrer, ou seja, com muita resignação e parcimônia. Pelo temperamento de Pedro ele já era para estar botando a boca do trombone.

O assunto diz respeito a um convênio celebrado entre a Prefeitura e o Instituto Histórico. O referido convênio tem por objetivo o repasse da quantia de R$ 2.000,00 (dois mil reias) mensais da municipalidade para a instituição.

Contou-nos o presidente, Pedro Ferrer, que depois de muitas “idas e vindas” a prefeitura, finalmente,  o prefeito assinou o documento. O que me “encasquetou”  nessa parada foi o presidente dizer que, enquanto o convênio era postergado o deputado Joaquim Lira deu, do seu “próprio bolso” – o grifo é meu –  uma quantia para “tapar o buraco”.

Não falei nada na hora em respeito aos que ali estavam. Mas, gostaria de dizer que este “joguinho” já é jogada ensaiada na nossa cidade. Na Era do Governo Que Faz, José Aglailson “endurecia o Jogo”, o “tapia” leva quem estava na “sofrência” para os braços do filho do prefeito e também deputado estadual Aglailson Junior, para que ele fizesse também a sua “ceninha de bonzinho”, ou seja muda de gestão, mas o sistema é o mesmo.

Gostaria de saber, então, onde foi que o prefeito Elias Lira e o Secretário de Cultura da cidade, Paulo Roberto, “enfiaram” mais de 15 milhões destinados  às ações culturais promovidas no município de 2009 pra cá?

Quando vejo toda esta dificuldade (convênio de R$ 2.000,00 por nove meses) com o maior projeto cultural de todos os tempos na cidade – Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (65 anos ) – tenho a clara certeza que ESTE pessoal deveria ser VAIADO EM TODO CANTO DA CIDADE.

Aliás, antes fosse só fosse  esta “má vontade”,  no que se diz respeito ao convênio Instituto, pois até o presente momento os funcionários da casa – que são da prefeitura –  estão trabalhando POR AMOR A CAUSA desde o ano passado, pois, pelo o que se vê, só quem tem direito a receber salário na prefeitura são os que não dão expedientes regularmente e os super secretário, feito BARBOSA.

O PREFEITO ELIAS LIRA, DEVERIA PROCURAR TRAZER URGENTEMENTE UMA FÁBRICA DE ÓLEO DE PEROBA PARA VITÓRIA, POIS QUEM TÁ MAIS PRECISANDO É O PRÓPRIO PARA APLICAR NA SUA CARA DE PAU.

IMG_7697 IMG_7702 IMG_7712 IMG_7716 IMG_7718 IMG_7722

3 pensou em “Reunião do Instituto Histórico: Prefeitura “massacra” instituição.

  1. Caro amigo Pilako, quero parabenizar o IHGV e a esta jovem: Cláudia Vicente, pela iniciativa de abraçar as comemorações acerca da influência da França na cultura brasileira, que se deu principalmente com a chegada da missão artística francesa, trazida por D. João VI, em 26 de março de 1816, com a “missão” de mudar os traços do barroco para o neoclássico, que já imperava na Europa. o líder da missão foi Joachim Lebreton e contava com nomes como: Antonine Taunay(pintor); seu filho: Auguste Taunay(escultor); Victor Grandjean(arquiteto) o grande “Jean Baptiste Debret”(pintor) e vários outros também de cunho científico, que formaram a Escola Real das Ciências Artes e Ofícios, que depois veio a ser chamada de Academia Imperial de Belas Artes. Por isso e tanto mais, devemos sempre reverenciar a influência francesa na cultura brasileira. Forte abraço a todos que fazem o IHGV. João do Livramento.

  2. Pingback: Internauta João do Livramento comenta no blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *