Os donos de Paredão de Som “casaram e batizaram” no carnaval vitoriense 2015.

hqdefault

Imagem ilustrativa/Internet

A surgimento do chamado “PAREDÃO DE SOM” não é um fenômeno que ocorre, apenas, aqui em nossa cidade, Vitória de Santo Antão. Este movimento está em pleno crescimento pelos quatro cantos do País, tendo inclusive, competições sistemáticas nas mais diversas categorias.

Pois bem, no carnaval 2015 da Vitória, os chamados “Paredões de Som” foi quem “deu as cartas” na folia. Não teve POLÍCIA, não teve AGTRAN, não teve GUARDA MUNICIPAL, não teve SECRETÁRIO, não teve PREFEITO não teve NADA que inibisse a ESCULHAMBAÇÃO E  a BAGUNÇA  promovida  pelo  pessoal dos  “Paredões de Som”.

Prenunciando a bagunça, já no desfile da Agremiação Carnavalesca “As Virgens da Vitória”, no sábado antes do carnaval, dia 07 de fevereiro, o cantor Jonatha Chocolate foi obrigado a interromper sua apresentação para pedir  aos “senhores” proprietários de Paredões de som que por gentileza desligasse os seus equipamentos  para que ele pudesse  passar com o bloco. Veja o vídeo:

Já no sábado (14), dia do Zé Pereira e do nosso ETSÃO, contou-me um amigo – que tem toda credibilidade – que na passagem pela Praça da Matriz, bem em frente a KIKO Petiscaria se fez necessário uma “comissão” do ETSÃO peitar uns “boys”, fechando a tampa da mala dos seu carro, modelo Palio (Placa de Pombos), para que a agremiação pudesse desfilar em paz.

Com relação a este assunto – Paredão de som –  vejamos o que dizia o regulamento para o carnaval 2015, lastreado no Decreto Municipal 072/2014, expedido pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte, assinado por Paulo Roberto.

par1

Ora !! os donos dos paredões, sem nenhum cadastro, muito menos aviso prévio entravam no percurso oficial sem nenhuma autorização, paravam em qualquer esquina ou praça e tocavam até a hora que bem entedia, diferentemente das agremiações, vinculadas as associações –ABTV/ACTV –  que cumpriam  as normas e ainda tiveram  que “engolir” os paredões atrapalhando seus respectivos desfiles.

E tem mais:

par2

A tolerância com as agremiações cadastradas era de apenas 30 minutos já com os paredões avulsos a população teve que tolerar toda aquela BAGUNÇA o dia e a noite toda.

E tem mais:

par3

Esta regra, em relação aos Paredões Avulsos, parece mais uma piada.

Outra coisa curiosa foi que, mais uma vez, o presidente do “Pinguços”, Ozias Valentin, não cumpriu o que foi determinado. Ano passado – carnaval de 2014- a sua agremiação foi a única que  descumpriu as regras e se utilizou de fogos de artifícios no percurso durante seu desfile. Já este ano – carnaval 2015- Ozias “tirou onda” novamente e desfilou pela Praça da Matriz exibindo um potente PAREDÃO DE SOM………. e aí, Paulo Roberto…… num foi proibido para todo mundo de Paredão desfilar pela Praça da Matriz … e por que é, então, que para o DOUTOR OZIAS VALENTIM AS REGRAS  FORAM OUTRAS ?

paredão de ozias

Vale salientar que segundo este mesmo Decreto/ Regulamento era de obrigação da AGTRAN os seguintes pontos:

16

A população inteira, sobretudo a “comunidade carnavalesca” ainda está se perguntando: o que estava escrito no papel funcionou?

Outra coisa: alguém viu o Diretor da AGTRAN, Hildebrando Lima ou o Secretário de Defesa do Cidadão, Décio Filho circulando no carnaval para fazer com que as determinações fossem colocadas em práticas?

Tem um ditado popular que diz: “quando o gato não tá, o rato come na mesa”.

Os próprios partidários do prefeito justificaram-me à ausência dos mesmo dizendo que a   a intenção foi “queimar” Paulo Roberto. Se isso realmente for verdade, vê só que “ninho de cobra” tá a prefeitura.

Já que a prefeitura mostrou-se incapaz de organizar a BAGUNÇA promovida pelos donos de Paredão de Som, neste carnaval, sugiro que nos quatro dias e noites do carnaval do próximo ano (2016), “Elias+Paulo” promova um CAMPEONATO DE PAREDÃO DE SOM,  LÁ NO FINAL DA AVENIDA, OU SEJA , NO PÁTIO DE EVENTOS OTONI RODRIGUES COM PELO MENOS DUAS NOVAS CATEGORIAS:

  • Um prêmio para o dono de paredão que aguentar ficar mais tempo sentado na frente do seu próprio equipamento de som com ele ligado no maior volume.
  • Colocar um paredão de frente para o outro para ver qual faz o outro parar primeiro.

Já com relação a carros e motos particulares circulando no percurso oficial neste carnaval 2015, a BAGUNÇA, podemos dizer, foi maior ainda. O bloqueio, que segundo o regulamento do carnaval 2015 era de responsabilidade da AGTRAN, se configurou,  NUMA GRANDE  PIADA.

percusso

Portanto, fica aqui registrado que as coisas, no tocante à organização do nosso carnaval 2015, por parte da prefeitura, não corresponderam de acordo com as expectativas, sobretudo, na “transferência de regimento” do TAC – Termo de Ajustamento de Conduta – para o “regime do Decreto Municipal, ou seja: O QUE É DE OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA AS COISAS SÃO PRECÁRIAS E PROVIDENCIADAS DE FORMA AMADORA.

3 pensou em “Os donos de Paredão de Som “casaram e batizaram” no carnaval vitoriense 2015.

  1. Pilako carnaval é alegria, bagunça e etc mais a prefeitura esta de palhaçada com essas organizaçoes dezorganizadas em algums pontos vc foi muito correto mais reclamar do som do pessoal quando nao tinha bloco na rua nao dá pelo q vi nas ruas o que animou foram os proprios paredoes q nao tinha o que se ver pelo mesmo fato q vc ja falou nao tem apoio da propria prefeitura.

    • O problema em si não é com os paredões, mas sim com os energumênicos metidos a donos do mundo que controlam os paredões. Se eles estive-sem percorrendo o percurso do carnaval somente em momentos onde não tem blocos passando não teria problema, desde que devidamente acompanhados, pois n tem segurança alguma para as pessoas carros rodando em meio a elas onde visivelmente o motorista se encontra consumindo bebida alcoólica. Sem falar que quando vem algum bloco de trio os proprietários posicionam seus carros e paredões formando camarotes particulares, onde deveria estar livre para o trafego de pessoas, sem falar quando se trata de orquestra, ai é que os paredões engolem de vez as orquestras.
      Em resumo, total falta de organização desse ineficiente governo e total falta de respeito e bom senso dos responsáveis pelos paredões.

  2. Pilako deixa de ser burro que paradão de som não é crime e sim alegria se você tava encomodado você ia lá e desligava,porque carnaval é alegria,som,brincadeira e etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *