Carnaval 2015: observações finais.

1259336695125014

Com esta postagem encerro minhas observações atinentes ao carnaval vitoriense 2015. Como já falei anteriormente, a Prefeitura da Vitória, sob o “domínio” da gestão do Governo de Todos, nos últimos anos, mais atrapalhou que promoveu a festa.

Os grandes eventos devem ser pensados de forma coletiva. Volto a dizer mais uma vez: Nosso carnaval precisa ser gerido por um COMITÊ GESTOR,  com representação de todos os  segmentos envolvidos no evento para que os erros e os  acertos sejam compartilhados, inclusive com avaliação pós evento, só assim, as coisas que funcionaram bem deverão  ser potencializadas e as que foram deficitária sejam  submetidas aos devidos ajustes.

O prefeito da nossa cidade e o secretário da pasta envolvida diretamente com o carnaval, Elias Lira e Paulo Roberto, respectivamente, agem de maneira unilateral como se o carnaval fosse uma propriedade particular deles. A falta de dialogo desta dupla, sobretudo Paulo Roberto, já é de conhecimento público. O Paulo, como todos sabem, é um gestor que conduz as coisas de forma concentrada, arrogante, prepotente e que não tem o hábito de ouvir as pessoas.

Um bom exemplo da forma contraditória como Paulo exerce sua “chefia” é com relação a ornamentação da cidade no período carnavalesco. A cidade que começou respirar o clima do Reinado de MOMO desde o dia 31 de dezembro de 2014 – prévia do BOI DELA – só teve direito de contemplar algum lampejo de enfeite  alusivo a festa, no meio da semana pré-carnavalesca. Este exemplo, inclusive, não se configura em uma falha pontua (apenas 2015) ela vem sendo sistematicamente  durante todo  seu “reinado”.

IMG_6470

Neste ano, mais uma vez, se propagava: Carnaval da Vitória – Carnaval das Alegorias. Faço então  a seguinte pergunta: quantos carros alegóricos desfilaram em Vitória este ano? Quantas fantasias foram expostas no tríduo Momesco vitoriense de 2015? Aliás, perguntaria também: quanto foi  e como foi que “Elias+Paulo” investiram – no seu “reinado” – para que as alegorias fossem o foco central do  carnaval vitoriense? Este ano, a Agremiação Carnavalesca “A Zebra”, com toda dificuldade, foi quem salvou o nosso carnaval neste tema.

IMG_6956

Certamente no ano que vem (2016), ano de eleição, os discursos deverão mudar. Paulo vai querer reunir todo mundo para dizer que a festa não é só dele e que a cidade não pode poder, carnavalescamente falando para Bezerro, Gravatá, Chã da Alegria e outras cidades mais… Paulo acha que todo mundo é idiota, babaca, imbecil e trouxa e que só tem ele  sabido na cidade.

Portanto, vamos pra frente, para assistir o último ano (Carnavalesco) do “reinado” da gestão do Governo de Todos, que em nada incrementou e melhorou o nosso carnaval. Esta nódoa, está mancha de INCOMPETÊNCIA na gestão pública carnavalesca, o Doutor Paulo Roberto vai carregar para suas próximas postulações políticas. Claro, se Elias permitir.

2 pensou em “Carnaval 2015: observações finais.

  1. Como falei outra vez em outro site local, do que adianta ter um dos maiores pátios para eventos da região e não saber usar? Eu recomendaria que todos os blocos de Trios (sem exceção) saíssem do pátio de eventos, percorressem a Avenida mariana Amália, subissem pela Duque de Caxias pela contra mão e terminassem na praça da Matriz. É um percurso grande e não passaria mais na frente dos Hospitais e todos os blocos de orquestras terminassem seus percursos no pátio, com isso, o local ficaria sempre movimentado e durantes os intervalos, shows com as atração trazidas pelo governo do estado.

    • Respeitosamente descordo da sua sugestão. Primeiro que os blocos tem suas tradições, segundo o motivo de não mais subir a duque em direção a matriz foi uma reivindicação muito antiga, pois não é seguro um trio elétrico realizar a subida daquela ladeira, terceito, diminui em cerca de 50% o tamanho do percurso.
      O pátio de eventos no fim da avenida não serve para nosso carnaval, isso já é um fato, qualquer mudança nesse sentido a exemplo do ano passado é fracasso na certa. O quartel general do frevo de vitoria foi e sempre será a duque de caxias. O pátio de eventos é perfeito para eventos como o são joão. Mas carnaval não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *