Carnaval da Vitória é “esquecido” pelo Sistema Jornal do Commércio.

jc

O  SJCC – Sistema Jornal do  Commercio de Comunicação – divulgou, através do jornal impresso, neste domingo (08) que vai realizar uma cobertura do carnaval 2015 “ainda mais completa e convergente”.

Pois bem, quando vi a manchete – SJCC  acompanha toda a folia –  no caderno “cidade”, na página 5, de pronto, imaginei que nossa cidade, Vitória de Santo Antão, portadora de um dos mais importantes carnaval do Nordeste, estaria no roteiro do SJCC.

Para meu desapontamento, Vitória,  não terá cobertura do SJCC neste carnaval. O curioso é que cidades mais distantes da Capital – base da central de noticias do grupo – e com menos tradição nas festas de MOMO, como Pesqueira e Triunfo, serão alvo de reportagens.

Fiquei então a me perguntar: será que o pessoal do Jornal do Commércio não sabe da história carnavalesca da nossa cidade? Bem, neste caso não posso duvidar da categoria e competência do pessoal do Jornal do Commércio.

Mas, como pessoa ligada a área da imprensa, é possível que a falha seja nossa, ou seja, a Secretária que cuida do carnaval, certamente esqueceu de acionar o departamento de comunicação da prefeitura para fazer chegar à grande imprensa que o carnaval da Vitória existe e ainda continua forte. Portanto, mesmo atrasada, a prefeitura deveria interagir com os meios de comunicações para divulgar nossa festa maior, afinal, nem todos que fazem imprensa tem Vitória como o centro do seu mundo.

1 pensou em “Carnaval da Vitória é “esquecido” pelo Sistema Jornal do Commércio.

  1. Amigo Pilako,

    Sou obrigado a discordar de você em dois pontos desse texto:

    Não sei se você já esteve em Pesqueira e/ou Triunfo durante o carnaval, mas as duas cidades têm um carnaval muito forte, assim como Bezerros. O grande diferencial delas é a tradição e o marketing. Os três municípios citados por mim têm símbolos preservados que atraem os cidadãos afastados e turistas, o caipora, o careta e o papangu – respectivamente.

    Sim, os moradores souberam aproveitar esses símbolos, as administrações souberam transformar esses símbolos em atrativos e transformou eles na cara do carnaval das cidades. Como jornalista, já pude cobrir e acompanhar as festividades nos três municípios.

    O outro ponto que preciso divergir é que a TV Jornal, do SJCC, tem sim uma emissora (como a do Recife) em Caruaru – próximo à Pesqueira, e uma equipe de reportagem em Serra Talhada – próximo a Triunfo, o que facilita por proximidade a atração da notícia.

    Agora o que acredito que concordamos é que Recife fica mais próximo de Vitória que Caruaru de Pesqueira. Mas na minha opinião e o que falta em Vitória é uma cara para o carnaval.

    – Tivemos o frevo de chão na Duque de Caxias que não existe mais
    – Tivemos festas nos clubes tradicionais, com matinês para as crianças que não existem mais, como antes.
    – Tivemos o carro alegórico que poderia ser a marca da nossa festa, que não é explorado
    – E exploram a “festa da bicharada”, que sinceramente acredito não representar o carnaval da nossa cidade.

    O que se vê é trio elétrico e shows num palco que fica num longe e sem tradição pátio de eventos. Preciso destacar que muito acertadamente o local leva o nome de um grande promotor da nossa festa, mas apesar de não ser um opositor ao palco e ao trio elétrico – NÃO SOU OPOSITOR AO PALCO E AO TRIO ELÉTRICO -, esses dois elementos estão presentes no carnaval de muitas cidades do interior de Pernambuco. Cidades essas que nem tem tradição de carnaval e não precisam (ou não querem) de uma CARA para atrair gente para a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *