Estou voltando para escola.

Depois de mais de duas décadas distante da rotina escolar, ontem, 02 de fevereiro de 2015, voltei para uma unidade de ensino. Apesar do tempo fora da escola, nunca deixei de estudar, apenas, não segui nenhum roteiro pré-estabelecido, estudei o que quis  e o que me dava prazer.

Na fase adulta penso que  aprender a aprender, seja o melhor dos ensinamentos. Quando criança e adolescente as opções que nos são ofertadas, na esmagadora maioria, não nos são palatáveis. Eis aí, então, o motivo pelo qual as crianças e adolescentes elegem a escola como os últimos lugares dos seus roteiros, apesar de entenderem que é importante e que  devem frequentar.

Diz o pensamento do filósofo Friedrich Nietzsche: “nunca é alto o preço a se pagar pelo o privilégio de pertencer a si mesmo”. Voltar a frequentar uma banca escolar depois de certa idade tem suas inconveniências, no entanto, escolher o que quer fazer, como fazer e até a hora de voltar atrás, se for o caso, convenhamos, não deixa de ser um privilégio. Escolhi o curso de história porque me identifico com a disciplina.

Portanto, doravante, também irei me apresentar como estudante, digo estudante e não aluno, pois como diz o pensador, poeta e professor vitoriense Sosígenes Bittencourt: “aluno é uma pessoa que vai para escola e estudante é uma pessoa que estuda.”

IMG_5685

Na noite de ontem todos os alunos, recém chegados,  foram acomodados no Auditório José Aragão para receber da direção da FAINTVISA palavras de boas vindas e orientações importantes quanto ao funcionamento da instituição. Palestrou na Aula Magna o Diretor Presidente, Ubirajara Junior.

Com relação ao corpo docente e a direção da faculdade gostaria de dizer que, apesar de não conhecer todos, já tenho uma relação de amizade consolidada. Com o diretor presidente, por exemplo, posso dizer que somos contemporâneos dos tempos de “maloqueiragem” no pátio da Matriz. Sendo assim, começo esta nova jornada com vontade e com entusiasmo.

1 pensou em “Estou voltando para escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *