Segunda reunião sobre o carnaval 2015 com os representantes da prefeitura.

Na noite de ontem (03) aconteceu no Auditório da Faculdade Osman Lins, a segunda reunião com os representantes da prefeitura relativa ao Decreto Municipal que visa regulamentar a festa de MOMO em nossa cidade no próximo ano.

Ao final da reunião anterior (quarta feira 26-11)  solicitei ao Secretário Ozias Valentim a minuta deste decreto para que pudéssemos, juntos aos nossos pares, no seio da nossa instituição – ABTV – discutir e apreciar melhor o conteúdo da peça em questão. É bom que se diga ainda cheguei a ligar, na tarde da segunda-feira (01-12) para o amigo Ozias cobrando o acertado, mesmo assim, chegamos para a segunda reunião sem a posse do material. Mais uma vez, o conteúdo do decreto nos foi apresentando em um telão. O Secretário Paulo Roberto, começou a reunião apresentando um assunto fora da pauta, que em nada contemplava os anseios dos carnavalesco presentes, o representante da Girafa, Alexandre Ferrer, acabou,  sendo abrigado a “chamar o feito a ordem”. Veja o vídeo:

Aconteceram algumas modificações na redação da peça. Na questão dos documentos exigidos às agremiações carnavalescas, foi aumentado o numero de certidões negativas, agora, além da certidão  federal está  sendo  solicitado a da fazenda estadual, fora,  estatuto e  ata de posse.

Como solicitei na reunião anterior, desta vez, observei a inclusão das associações – ABTV e ACTV – na redação do decreto. O problema desta questão é que as associações, da maneira que foram incluídas, na minha opinião, FIGURARÁ  APENAS COMO PEÇA DE DECORAÇÃO, ou seja, não deverá, se assim permanecer,  cumprir sua função de atuar como uma espécie de “guarda-chuvas” para agremiações que não dispões das  formalidades jurídica necessárias, até porque, na maioria dos  casos não compensa formalizar uma troça carnavalesca.

Na questão levantada, já na reunião anterior, relacionada aos fios no percurso, onde a prefeitura tentava jogar a sua responsabilidade para as agremiações que desfilam com trio elétrico, a mesma não havia sido alterada, foi necessária nossa intervenção para que isso acontecesse. Com relação ao percurso, menos mau. Todas as agremiações voltarão  a sair e recolher  nos seus  lugares de origem.

Com relação ao critério da distribuição de verbas por parte da prefeitura, continua o “MISTÉRIO”, mais uma vez questionei ao secretário Paulo Roberto,  e ele, mais uma vez não respondeu. Outra pergunta que fiquei sem reposta, foi com relação aos critérios para emissão do Alvará provisório que serão emitidos pela prefeitura, assim como seus prazos de emissão.

Quando perguntei ao Secretário Paulo Roberto de quanto seria o orçamento estimando para a festa – carnaval 2015 – por parte do Governo Municipal, uma vez que, na minha opinião, deveria constar no decreto, ele não gostou, aparentemente,  recebeu a indagação, como uma ofensa pessoal, o que convenhamos, é lamentável.

IMG_2425

Outra coisa que senti falta no Decreto foi de dispositivos de incentivo ao carnaval de alegoria, pois,  em momento algum o conteúdo da peça  específica a modalidade, o que convenhamos,  é a marca registrada do nosso secular carnaval.

Após as duas reuniões,  ainda ficaram várias duvidas, entre elas:

-Se uma agremiação, após o consenso da sua diretoria, resolver não investir no  seu CNPJ, ou seja, optar por  não receber o dinheiro da prefeitura, poderá, mesmo assim, participar do carnaval vitoriense 2015?

-Para a prefeitura, qual a verdadeira função das associações carnavalescas.

Para concluir esta matéria, não com o tema, fica mais uma vez A COBRANÇA, AOS SECRETÁRIOS, Paulo e Ozias, DA MINUTA DO DECRETO IMPRESSO,  OU NA VERSÃO DIGITAL, para que possamos melhor aprecia-lo, antes da sua aplicabilidade.

paulo-avoz-

Foto: Blog A Voz da Vitória

Ao final da reunião, muitos participantes sentiram à falta do Secretário Ozias Valentim, até porque, ele se demonstrou, na reunião anterior, mais flexível e sensível às causas carnavalesca, já o Paulo, segundo comentários dos participantes com os quais  falei na hora do lanche, ele se mostrou  intransigente, de maneira que  não consegue dialogar naturalmente com quem não concorda com suas opiniões, portanto, tomarei a liberdade de dá  um conselho ao amigo Paulo Roberto; procure seguir os ensinamento do Mestre religioso, Dom Hélder Câmara que diz: “Se discordas de mim, tu me enriqueces”.

4 pensou em “Segunda reunião sobre o carnaval 2015 com os representantes da prefeitura.

  1. Enfim: faltam operadores do direito na prefeitura.
    Se existe um decreto, e mesmo sem ter sido revelado, mostrado ao público (caixa preta?)e já está sendo tão bombardeado, é sinal que Ozias Valentim entende de leis o mesmo que Mané Capão tinha de juízo!
    Se o dito decreto é tão falho pra sevem tantos procuradores jurídicos? Pra que se paga ao Secretário de governo Ozias Valentim um salário tão bom, se nem um decreto sabe fazer? Mistérios vitorienses????

  2. Mas me pergunto se Paulo Roberto com essa prepotência toda pode, um dia, ser prefeito de vitória.
    Ele não suporta discordâncias de ordem alguma; pode -se ser assim?
    E outra: porque ele não revela o decreto misterioso? Será mais uma lei vitoriense para privilegiar os amigos do prefeito com verbas do carnaval?
    O Alexandre Ferrer deu um “carão” em Paulo Roberto, e isso é um indicativo que nem mesmo Eles, que são secretários, estão em harmonia. Triste isso….” Adeus adeus carnaval” !

  3. Meus amigos essa cidade já não me decepciona mais.
    Aqui é um feudo na cor amarela…falavam tanto de Zé do povo e hj, está encastelado um ditador com ares de homem sério chamado seu Elias Lira.
    No tempo de Zé do povo o carnaval era menos autoritário, e agora com seu Ozias Valentim (amigo de Pilako) e Paulo Roberto (servidor de Elias Lira) a coisa ta preta.
    Qual a identidade cultural que esse decreto quer preservar ou incentivar na nossa cidade? o baiano? o pernambucano? o pornofônico? o da família? Quem me responde???

  4. Eu estou com vergonha do carão, e puxão de orelha que esse rapaz o Alexandre Ferrer deu no Doutor Paulo Roberto…..Ele disse tudo. Como é que um secretário vai a uma reunião e fica escondendo um documento? Oxe.
    O Coroné Elias Lira mandou o paulinho da facol fazer isso,foi? Isso tá com cara de estelionato cultural…
    Paulinho da facol lê esse estatuto, amigo, se terapeutiza, por favor:
    Estatuto do homem

    Artigo 1
    Fica decretado que agora vale a verdade, agora vale a vida e de mãos dadas marcharemos todos pela vida verdadeira;

    Artigo 2
    Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças-feiras mais cinzentas, tem direito a converter-se em manhãs de domingo;

    Artigo 3
    Fica decretado que a partir deste instante, haverá girassóis em todas as janelas, que os girassóis terão direito a abrir-se dentro da sombra e que as janelas devem permanecer o dia inteiro abertas para o verde onde cresce a esperança;

    Artigo 4
    Fica decretado que o homem não precisará nunca mais duvidar do homem, que o homem confiará no homem como a palmeira confia no vento, como o vento confia no ar, como o ar confia no campo azul do céu; parágrafo único, o homem confiará no homem como um menino confia em outro menino;

    Artigo 5
    Fica decretado que os homens estão livres do julgo da mentira, nunca mais será preciso usar a couraça do silêncio nem armadura de palavras, o homem se sentará a mesa com seu olhar limpo porque a verdade passará a ser servida antes da sobremesa;

    Artigo 6
    Fica estabelecida durante dez séculos a pratica sonhada por Isaías que o lobo e o cordeiro pastarão juntos e a comida de ambos terá o mesmo gosto de aurora;

    Artigo 7
    Decreta e revogada, fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraudada da alma do povo;

    Artigo 8
    Fica decretado que a maior dor sempre foi e será sempre não poder dar-se amor a quem se ama e saber que é a água que dá a planta o milagre da flor;

    Artigo 9
    Fica permitido que o pão de cada dia que é do homem o sinal de seu suor, mas que sobretudo tenha sempre o quente sabor da ternura;

    Artigo 10
    Fica permitido a qualquer pessoa, qualquer hora da vida o urro do trai branco;

    Artigo 11
    Fica decretado por definição que o homem é o animal que ama, e que por isso é belo, muito mais belo que a estrela da manhã;

    Artigo 12
    Decreta-se que nada será obrigado nem proibido, tudo será permitido, inclusive brincar com os rinocerontes e caminhar pelas tardes com imensa begonia na lapéla; parágrafo único, só uma coisa fica proibida, amar sem amor;

    Artigo 13
    Fica decretado que o dinheiro não poderá nunca mais comprar um sol das manhãs de todas, expulso do grande baú do medo, o dinheiro se transformará em uma espada fraternal para defender o direito de tentar e a festa do dia que chegou;

    Artigo Final
    Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será subrimida dos dicionários e do pantano enganoso da dor, a partir deste instante, a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.
    Thiago de Mello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *