Falta sentimento com as coisas da cidade…

No blog do Inaldo Sampaio, hoje (31), li a seguinte nota:

Ajuda – Antes da viagem a Roma, o governador João Lyra Neto enviou projeto à Assembleia Legislativa autorizando a concessão de uma subvenção social, mensal, à Academia Pernambucana de Letras, no valor de R$ 20 mil, para a preservação do seu patrimônio.

Muito bem, dias atrás participei do evento comemorativo do 9º ano de fundação da AVLAC (Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência). Na ocasião, os oradores que se reversaram na tribuna destacaram às dificuldades de se promover cultura na cidade.

AVLAC

A instituição nasceu do sonho e da ação do abnegado vitoriense, Melchisedec. Ao longo destes nove anos a AVLAC foi presidida pelas professoras Severina Andrade de Moura, Valdinete Moura e Lúcia Martins (atual presidente), teve como acadêmicos, entre tantos nomes de destaque na cultura local, o Poeta Dilson Lira.

Pelo que me consta, até o presente momento, a AVLAC continua INVISÍVEL aos olhos do  poder público municipal, tanto na questão financeira quanto na  questão institucional. Claro,  do prefeito Elias Lira, sobre este tema em tela, não podemos esperar muita coisa, contudo, no seu governo existem alguns “grilos falantes” nesta área…….. vamos esperar para vê até quando a gestão Governo de Todos vai continuar ignorando a referida  instituição.

6 pensou em “Falta sentimento com as coisas da cidade…

  1. Pilako é muito bom dizer que o “estado tem obrigação” com tudo ou quase tudo!; entretanto, penso que subvencionar uma academia recém criada, que pouco produziu em nosso município é um disparate!
    primeiro se produza algo para depois se exigir alguma coisa!

    • Amigo Pilako, infelizmente ainda existem pessoas que vivendo em sua redoma muitas vezes inglória,não toma conhecimento das cisas boas e sua cidade.É falta de conhecimento de alguns poucos, dos serviços ora prestados pela AVLAC. Acredito que o desinteresse ou a desinformação de alguns é que de fato seja um disparate.

  2. Gostaria de agradecer ao amigo Pilako, pela citação feita a Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência, (AVLAC), no que se refere a falta de interesse, da maioria dos vitorienses, em fazer cultura. Você, Pilako, fala porque sempre nos deu a honra de sua presença em nossos eventos, portanto, fala com conhecimento da causa.
    Para quem , ainda, não conhece a Academia, ela está de portas abertas e seus acadêmicos, sentir-se-ão honrados em recebe-los.
    A AVLAC, funciona a nove anos, já produziu eventos diversos, pena, que muitos não tomaram conhecimento, mas não por falta de comunicação, pois a mesma, sempre envia convites ao público da nossa cidade e poucos comparecem.
    Somos uma entidade apolítica e sem fins lucrativos, com o objetivo de promover cultura em nossa cidade.
    Alguns dos eventos promovidos pela AVLAC: feira cultural, encontro de literatura infantil, recital de poetas vitorienses, homenagens às mães, homenagens ao dia da mulher, homenagem aos pais, dentre outros.

    Lúcia Martins ( presidente)

  3. Pingback: Professora Lúcia Martins comenta no blog | Blog do Pilako

  4. A Avlac Que Conheço
    Sou vitoriense nato e apaixonado pela minha cidade. Só no início do ano passado tive a oportunidade de conhecer a Academia Vitoriense de Letra, Artes e Ciência (Avlac), através de um convite de “Posse de sócios”, e passei a frequentar todos os seus eventos, para isso, deslocando-me de Recife, cidade que atualmente resido. Neste curto período de convivência, participei das comemorações de seus 8º e 9º aniversários, de um emocionante recital em homenagem ao poeta Dílson Lira, realizado na varanda do Sobradinho da Rua Imperial, sua atual Sede, de uma feira de livros e artesanato de escritores e artesãos vitorienses, com declamações, e apresentações teatrais e musicais dos “mais velhos” e de grupos jovens – o qual tive o prazer de cantar e tocar violão – e de um festival infanto-juvenil. Além disso, testemunhei reuniões mensais, confraternizações de fim de ano e ações literária de membros dessa seleta Instituição que se fizeram presentes em Vitória e outras cidades vizinhas, visando incentivar, desenvolver, valorizar e exaltar os valores históricos e culturais de nosso município. Como complementação de meus comentários, quero registrar que no dia 18 de outubro deste ano, fui laureado com minha posse de Acadêmico Efetivo da Avlac, convidado e empossado pela sua presidente Lúcia Martins em concordância unânime de seus Acadêmicos, da qual sou profundamente agradecido por ter me recompensado pela longa estrada das letras e da música que trilhei durante toda minha vida. Para encerrar, gostaria de convocar os conterrâneos que ainda não conhecem a Academia Vitoriense de Letras, Artes e Ciência para participarem dos nossos eventos, pois só o conhecimento produz a compreensão e, nesse particular, a união fará a força necessária para a superação das inúmeras dificuldades de quem se dedica a cultura, neste nosso país. Um forte abraço no meu amigo Pilako, por tanto valorizar a cultura de Vitória e a nossa Avlav.

  5. Pingback: “A Avlac Que Conheço” comenta o internauta e poeta Stephen Beltrão | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *