Eleitor brasileiro: “entre a cruz e a espada”

candidatos-a-presidencia-dilma-e-aecio-1413851253992_1920x1080

 Após o regime ditatorial, onde os brasileiros eram  obrigados a engolir  “goela abaixo” seu comandantes,  saboreamos, ontem (26),  mais uma vez, o gosto da democracia. Na história da chamada Nova República chegamos neste domingo  ao final da sétima disputa presidencial.

Na ocasião da primeira eleição para presidente, nesta nova fase, eu lá estava, com 20 anos de idade. A frase que mais se escutava nos noticiários e nas ruas era a seguinte: “estamos fazendo história, iremos eleger um presidente civil”. No primeiro turno, escolhi Mário Covas. No segundo: o dilema entre Lula e Collor, acabei ficando com o “caçador de Marajás”.

e682iyjfg0pdq548wo1js6w88

Ao longo de todo este tempo a população veio amadurecendo e a democracia se consolidando. O que virmos em todo pais, ontem, foi uma verdadeira festa do regime democrático onde  todos respeitaram todos.

A Vitória da Presidente Dilma Rousseff sobre o Senador Aécio Neves, foi incontestável, cujo sistema de votação e apuração é uma invenção brasileira que é admirada e observada pelo mundo.

O acirramento da eleição foi salutar. Apesar da Vitória por 54.501.118  votos da presidente Dilma, pouco mais de 60% do eleitorado brasileiros não sufragou seu nome nas urnas, o que reflete, um pouco, na minha opinião, o sentimento de insatisfação  dos movimentos (2013) intitulados “ JORNADAS DE JUNHOS”.

isto é 1

O momento político sinaliza que o acirramento vai continuar, apesar dos discursos, de parte a parte, falarem em “Unir o País”. A presidente eleita deverá enfrentar uma oposição ferrenha no seu próximo governo.

Já o candidato derrotado do PSDB, Aécio Neves, apesar de perder a eleição no “Quintal de Casa”, ou seja, no seu estado natal, Minas Gerais, foi o postulante tucano que obteve o melhor desempenho de todos clássicos PT X PSDB, excluindo-se a era FHC.

26out2014---aecio-reconhece-derrota-em-discurso-cumprimentei-a-presidente-reeleita-e-desejei-a-ela-sucesso-no-seu-proximo-governo-o-maior-desafio-agora-deve-ser-unir-o-brasil-1414365584044_1496x752

No xadrez político estadual, Pernambuco deverá enfrentar dificuldades. Depois de dois mandatos sendo beneficiado pelo governo federal, nas gestões do Governador Eduardo Campos, daqui pra frente, o Governador Eleito, Paulo Câmara, marinheiro de primeira viagem, precisará suar a camisa para  administrar razoavelmente o nosso estado  face ao não alinhamento político com o governo central.

No tocante ao resultado do segundo turno eleitoral presidencial em Vitória de Santo Antão, os números são compatíveis com os resultados de Pernambuco e do Nordeste. Em nosso estado o único ponto fora da curva, aconteceu na cidade de Taquaritinga do Norte, onde, face à liderança de um grupo de vereadores,  Aécio bateu Dilma por 51,52 % a 48,48%.

Portanto, a partir de 2015 começaremos mais quatro anos de gestão da primeira mulher, Dilma Rousseff, eleita e reeleita PRESIDENTE DO BRASIL.

d-obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *