Agora é oficial: mais uma praça deixa de existir em Vitória.

foto de cima

Com o fim da Guerra do Paraguai, em 1870, a Câmara de Vereadores da nossa  Vitória fez uma homenagem a eminente figura do Marechal Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, dando-lhe, inclusive,   o seu nome à praça central da cidade. Este  mesmo  local, também já foi conhecido como “Lagoa do Barro”.

No tempo em que nossa cidade era administrada por gestores com sensibilidade cultural, se construía praças e monumentos para se prestar honrosas homenagens à figuras nacionalmente conhecidas assim como seus  filhos ilustres.

Foto Manoel de Holanda Cavalcanti

Na sua administração, na metade  do século passado, por exemplo, o prefeito Manoel de Holanda, urbanizou a referida  praça e também edificou um monumento, com um busto, em bronze, do Patrono do Exército Brasileiro, Duque de Caxias, para marcar, em definitivo a importância daquele espaço coletivo.

foto antiga Duque de Caxias

Na era do Governo Que Faz, comandada pelo folclórico ex prefeito José Aglailson, a cidade foi escandalizada, quando o mesmo, na calada da noite, jogou as máquinas em tudo que foi construído naquela  praça  e a transformou, do dia para a noite, em um lugar qualquer.

Na época, a rádio do prefeito Elias Lira, o próprio Elias,  assim como seus partidários, criticaram bastante a ação. Os formadores de opinião da cidade  até que reclamaram, mas o prefeito, no ápice do seu poder, conseguiu administrar a situação e não deu “bolas” pra ninguém.

O tempo passou e o prefeito Elias Lira, há quase seis anos consecutivos no poder,  não deu outro destino ao local, senão, usa-la da mesma maneira que   seu antecessor formatou, ou seja, como estacionamento.

Foto da pintura da Duque

Com a recente implantação da Zona Azul em nossa cidade pela gestão do Governo de Todos, o local, recentemente, passou, “oficialmente”, a ser usado como estacionamento, pois, doravante, o município e a “tal  empresa  sortuda” estarão arrecadando dinheiro com a atividade no local.

Foto carro estacionado na Duque

Sem que entremos, neste momento, no mérito, se o local tinha que ser, ou não estacionamento na quota da chamada Zona Azul, devido a sua localização e toda uma logística na chamada Mobilidade Urbana, é  importante que fique registrado para a história da cidade que foi o “satanizado” Aglailson que destruiu a tradicional praça, mas, não podemos negar que foi o “santificado” Elias que, definitivamente, colocou a famosa PÁ DE CAL naquele espaço de convivência coletiva, quando,  oficializou-o  como estacionamento DA CHAMADA ZONA AZUL. É bom lembrar que antes, o destino dado para praça pela gestão de Aglailson, foi muito criticado pelos amarelinhos.

Foto: ALEPE

Foto: ALEPE

Ter amor as praças, aos logradouros públicos e, sobretudo, aos monumentos da nossa cidade, principalmente quando este amor vem dos políticos profissionais  merece, por nós munícipes, uma avaliação mais conceitual que meramente pontual e muita vezes eleitoreira e oportunista. Nossa cidade, definitivamente, perde mais uma praça por conta da falta de amor e visão dos políticos “sem coração” da Vitória de Santo Antão. É lamentável.

Da Redação.

9 pensou em “Agora é oficial: mais uma praça deixa de existir em Vitória.

  1. ISTO QUE ESTOU VISUALIZANDO SUFOCA A MINHA SENSIBILIDADE;
    O MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA ENTRAR EM AÇÃO IMPONDO, LEGALMENTE, À PREFEITURA RESTAURAR AO SEU ESTADO NATURAL DE PRAÇA ESTE LOCAL TOTALMENTE DEGENERADO, DECAIDO.

    AS FAMÍLIAS DA CIDADE PRECISAM MOBILIZAR-SE CONTRA ESTA AFRONTA À NÓS VITORIENSES.

  2. Falando em estacionamento, vocês viram a qualidade dos postes de madeira das placas? Se encostar derruba. Verifique em loco, em frente ao bradesco já tem dois no chão, pagarão por maçaranduba e receberão pinho. que vergonha seu prefeito!

  3. Como diria um outro, ” falta absurdo”. Se é pra transformar em estacionamento, que seja um estacionamento público, e não um privado!! De toda forma, se a praça pública tinha uma destinação de benefício coletivo, um estacionamento público não perderia esta natureza, benefício público, contudo, todos sabem que esta zona azul fora privatizada, me faltando ar quando penso que estão rasgando a constituição da república. Ora! República (coisa pública) o maior legado dessa forma de governo é benefício mutuo de toda uma sociedade com o a coisa pública, pra chegar qualquer zé ou mané e tomar do povo?? Dá um tempo! Tá de sacanagem cherife?

    • Não deixemos de agradecer também aos eleitores de Aglailson e família que durante muito tempo sucateou nossa cidade, e tanto como Elias continua usufruindo do nosso dinheiro….

  4. Pingback: Internauta Jordania comenta no blog | Blog do Pilako

  5. Só quero ver se o povo ainda continuará chamando esse espaço de praça Duque de Caxias. Eu mesmo já passei a chamá-lo de Estacionamento Duque de Caxias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *