Elias Lira e Paulo Roberto estão precisando se explicar…

Passado um mês do carnaval 2014, fiz uma matéria intitulada: Comunidade carnavalesca ainda não recebeu o dinheiro da prefeitura. Logo em seguida, tomei conhecimento que os pagamentos haviam começado.

Gostaria de dizer, antes de adentrar propriamente no assunto dos pagamentos realizados pela prefeitura às agremiações carnavalescas, que sou uma pessoa identificada com o movimento classista. O associativismo é um instrumento muito importante no fortalecimento da DEMOCRACIA. Algumas minorias, muitas vezes, só são “ouvidas” pelos governantes de plantão graças aos movimentos representativos.

Pois bem, não é novidade para ninguém que a organização do carnaval vitoriense 2014 realizada pela prefeitura foi um FRACASSO TOTAL.

Em uma reunião realizada na sede da ABTV, antes do carnaval, onde contamos com a presença do Secretário Municipal, Paulo Roberto, entre outros assuntos, foi levantada a questão dos incentivos financeiros oriundos do poder público municipal na direção das agremiações vitorienses.

paulo

O Secretário Paulo Roberto, disse, naquela ocasião, que a ABTV era uma entidade muito organizada bem diferente do pessoal da ACTV, que aliás, não conseguiam nem se reunir. Disse também que ABTV demonstrava muito profissionalismo e a sua diretoria era composta por pessoas comprometidas.

Diante de tantos elogios, palavras aliás, que encontram aderência na verdade, verbalizadas pelo secretário à nossa entidade e, por tabela, à nós, membros, pedi a palavra, então, para questiona-lo, de viva voz, o motivo pelo qual ele se utilizou, certa vez, da entidade ACTV para, realizar os pagamentos dos blocos filiados a ABTV, onde ele mesmo reconhece que a ABTV reuni muito mais condições logística, representativa e organizacional que ACTV?

Como resposta, depois de  engolir seco, disse o secretário: “É mesmo, você falou uma coisa certa…”.

gilbertoMuito bem. Passado mais de uma mês do carnaval, eis que aparece na redação do blog, o presidente da ACTV, Gilberto Lorena, com um cheque no valor de R$ 2.850,00 (dois mil oitocentos e cinquenta reais) e um recibo no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) para efetuar o pagamento da prefeitura para nossa agremiação.

recibo cheque

Questionei o Gilberto Lorena sobre aquela operação. Disse-me, então, que o desconto de 5% nos pagamentos era para cobrir despesas do convênio celebrado com a prefeitura e para fazer caixa para ACTV, já que estava precisando de dinheiro para realizar alguns procedimentos, citando inclusive, um reparo hidráulico na sede. Disse também Gilberto, que os filiados da ACTV, diferentemente dos da ABTV, não realizam nenhuma contribuição financeira para entidade a título de mensalidade durante o ano e que aquela era uma boa oportunidade de fazê-la.

Sem querer entrar nas questões internas da ACTV, até porque não sou filado a mesma, apenas questionei ao presidente da ACTV, Gilberto Lorena, que minha agremiação – SAUDADE – já contribuía mensalmente para a entidade que era filiada (ABTV) e, na minha opinião,  quem deveria  contribuir com aqueles 5% eram os filiados da ACTV, e não, os da ABTV, pois se assim fosse necessário, deveríamos sim, recolher aquela contribuição para a entidade que somos filiados (ABTV) e não para uma outra, seja ela qual for.

Curiosamente o Gilberto concordou comigo, mas disse que ia descontar de todos, e aquele que não quisesse receber daquele jeito que procurasse a prefeitura para resolver.

Moral da História: durante estes seis anos consecutivos que o prefeito Elias Lira e o Secretário Paulo Roberto estiveram no poder, quase de tudo já aconteceu com esses pagamentos: teve ano que o cheque foi da própria prefeitura; houve ano que o pagamento foi em dinheiro pagos em uma sala lá na FACOL, em outra oportunidade recebemos com cheque emitido pela ACTV e já houve casos, inclusive, que os pagamentos nem ocorreram, como foi o caso do ano passado, deixando, aliás, toda “comunidade carnavalesca chupando dedo”.

Para encerrar esta pequena narrativa, gostaria apenas de dizer que a ABTV mantém toda parte contábil em dia. O não repasse pela prefeitura para os blocos filiados a  ABTV, pela própria entidade, é uma questão que só o prefeito Elias Lira e o Secretário Paulo Roberto podem explicar.

Todos nós sabemos que o presidente da ACTV, Gilberto Lorena, é uma pessoa intimamente ligada a gestão do Governo de Todos, inclusive, gozando de toda confiança e prestigio com o Secretário de Cultura, Turismo e Esporte, Paulo Roberto. Sendo assim, não custa nada perguntar mais uma vez ao Secretário Municipal, Paulo Roberto, por que é que a prefeitura não celebrou também um  convênio com ABTV?

3 pensou em “Elias Lira e Paulo Roberto estão precisando se explicar…

  1. É uma pouca vergonha! se as agremiações fossem ficar na espera do poder público certamente estariam fadigadas e falidas. Não existe nenhum tipo de política voltada para os carnavalescos…op’s melhor dizendo: existe sim, mas de fato, meia banda. Eles não conseguirão explicar, pois o medo deles com quem anda com as próprias pernas é imenso. A única coisa que querem é a subordinação, o domínio, o “venha a nós”…

  2. Senhor Cristiano PIlako estou impressionado com a arrogância do senhor Gilberto Lorena.
    Como é que Ele quer que se desconte 5% de entidades que não estão filiadas à ACTV?
    Outra coisa: qual o numero do convênio existente entre a prefeitura e a dita entidade? SE se desconta 5% para a mesma então creio que impostos, taxas, ISS, tbm devem constar da referida contabilidade da Prefeitura e da ACTV! Ou Não?
    Amigo: isso é dinheiro público, e está sendo tratado como dinheiro pessoal de seu Elias Lira. Absurdo!
    Onde está a legalidade de tal ato? E o mais interessante que tudo isso cheira muito mal..mas parece que a ACTV está sendo usada pelo governo municipal para lavar dinheiro público!
    Sem querer ofender, mas a verdade não admite tergiversações, se sabe que a meses passados o Senhor Gilberto Lorena processou a FACOL por dívidas trabalhistas! E hj simplesmente é o amigo de “todos”! Hum, estranho!
    Uma simples busca no sistema do TRT-6 e qualquer um verá o numero do dito processo. È só conferir….
    No mais quem é o Senhor Gilberto Lorena para dizer que descontará de todos? E quem não estiver satisfeito procure a Prefeitura? Será Ele mais um secretário fantasma tal qual o de serviços urbanos, que nunca foi nomeado secretário e mesmo assim usurpa a função?
    A sociedade de vitória sabe o quanto as condutas do Senhor Gilberto Lorena são contraditórias… Ele, inclusive, não é bem visto no Instituto Histórico de nossa cidade.que o diga o sério e competente Pedro Ferrer os motivos.
    Lamento ainda que seja uma verdade: a ACTV é um fracasso! Enquanto que a ABTV è um triste sucesso baiano (cultura alienígena) em nossa cidade.
    POrque O bom Paulo Roberto se cerca de pessoas desse nível? Quem manipula quem?
    Evoé!

  3. Pingback: Internauta Souza comenta no Blog | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *