Minha Cidade, Vitória de Santo Antão.

IMG_5532

Educandário Maria Gorete

Há alguns anos escrevi para o jornal das jornalistas Vanessa e Janaina e recebi com surpresa um elogio ao meu texto por Péricles Miranda que mora atualmente em Aracaju.

Na época agradecia a Rubens de Deus o envio do exemplar.

É que fazia referência a coisas que aconteceram na minha adolescência e que talvez mexeram com seu sentimento romântico de então.

Por exemplo, farei algumas alusões ao nosso passado: O sobrado de seu Genaro Trajano, onde hoje é o INSS, em frente a Igreja Presbiteriana e onde funcionou a Escola Maria Gorete e a Escola de Elzita Trajano.

Como não ter saudade das professoras Edite Holanda e Terezinha, que subiam a ladeira da rua da Paz, cheias de cadernos para corrigir?

De Nieta Varela que também ali ensinou?

Como esquecer o Ginásio 3 de Agosto de então? Tendo como diretor Padre Juarez e os professores Amauri Teixeira, Terezinha Beltrão, Gilvanete Guedes, depois Mário Bezerra e tantos outros que peço desculpas pela omissão dos nomes.

FACHADA DO COLÉGIO MUNICIPAL TRES DE AGOSTO

Colégio 3 de Agosto

Recordo também do Grupo Mariana Amália, dirigido por D. Beatriz Carneiro Leão e com várias professoras como Antonieta Barros Lima, minha prima, Valdomiro Prado, Maria Câmara que encantava a todos com belas exposições de Arte feitas pelos alunos, nos finais de ano.

As festas do Livramento ao som dos alto falantes de então anunciando: Atenção, atenção, Zezé Lacerda, ouça essa canção que alguém dedica a você, com muito amor. E assim as coisas aconteciam, namoros, casamentos.

Hoje, a comunicação é feita pelos Faces, namorar é ficar, pais mandam, filhos não obedecem. Porém engravidar acontece do mesmo jeito. Pela relação de um homem e uma mulher que pode ser num quarto de motel, num carro, ou em qualquer lugar adequado para um idílio, coisa maravilhosa, que transforma nossas vidas. Agora tudo isso só acontece com a permissão de Deus.

Severina Andrade de Moura
Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.

4 pensou em “Minha Cidade, Vitória de Santo Antão.

    • Meu caro conterraneo PILAKO.

      Atravêz de seu BLOG, pude com muita alegria lembrar e citar grandes recordações desta que é a nossa queridissima professora SEVERINA MOURA. Felicidade maior foi ter notícia além do fato de ser lembrado por ela como o garotinho dos lindos olhos azuis, assim fui informado pela prima querida FATIMA MIRANDA. Faço votos de muita saúde e muitas e muitas alegrias para minha boa e querida professora SEVERINA MOURA. Aproveito para informar a ela, que não moro em ARACAJÚ – SERGIPE; Ao sair de Vitória de Santo Antão aos meus 19 anos, fui direto para o Rio de Janeiro e morei por algum tempo no apartamento do saudoso amigo de meu pai; ARISTIDE DE BRITO, em Copacabana rua Raul Pompeia. Dois anos depois como Representante comercial da SCHERING, residi na cidade de Campos e finalmente após pouco tempo me estabelecie como empresário comercial na cidade de VITÓRIA DO ESPIRITO SANTO, onde vivo até os dias de hoje agradecido a DEUS, por todas as vitórias alcançadas e a família maravilhosa, esposa, 02 filhos e três netos. Breve estarei por ai e quero abraçar voce Pilako e minha queridíssima prof. SEVERINA MOURA.

      Abraços

      PERICLES CAVALCANTI DE MIRANDA

  1. Pingback: Internauta PERICLES CAVALCANTI comenta artigo da Prof. Severina Moura | Blog do Pilako

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *