Carnaval de Alegoria, de fato, chegamos ao FUNDO DO POÇO.

Sinta Azul

Há mais de um ano, exatamente no dia 20 de fevereiro do ano passado (2013) escrevi aqui no blog a matéria intitulada: Basta de hipocrisia e maquiagem. No conteúdo desta matéria fiz referência, entre outras coisas, ao empobrecimento, sob o ponto de vista das alegorias, do nosso carnaval.

Falei também, só que com outra redação, que pela falta, em sucessivos anos, da  atenção do poder público local com os clubes mais tradicionais e, sobretudo, com os nossos carros alegóricos o carnaval secular da Vitória , vinha chegando, de fato, ao FUNDO DO POÇO.

Este ano, fomos obrigados a “engolir a seco”, mais uma vez, uma propaganda das mais inverídicas que se tem noticia no nosso carnaval: CARNAVAL DA VITÓRIA 2014: “VIVENDO A FANTASIA DE TODOS OS BICHOS”. PREFEITURA DA VITÓRIA – SECRETÁRIA DE CULTURA, TURISMO E ESPORTE.

Sinta Azul - Carro

A “montagem” televisiva que a prefeitura vem realizando, na manhã da segunda-feira de carnaval na Praça da Matriz, onde se impões aos clubes à suas apresentações é simplesmente um ESTUPRO aos nossos costumes e tradições.

Encontro dos Bichos

Este ano, tive desprazer de acompanhar a chegada da alegoria, assim como, alguns componentes do tradicional URSO PRETO, do bairro do Amparo, para fazer a chamada “MOLDURA”  televisiva, de maneira tal, que  deveria  se  projetar “qualquer” imagem ao vivo  para poder justificar a fatura da emissora, até porque, todos vitorienses, sobretudo os que acompanham o carnaval nativo, sabem que aquela “montagem” não representa, nem de longe, o atual carnaval vitoriense.

Urso Preto

Na tarde/noite da terça de carnaval (04), mais uma vez, fui obrigado a acompanhar o “insosso” desfile do carro alegórico, confeccionado pela própria prefeitura, que não tem nem enredo muito menos “alma”, seguindo um clube lá da cidade de PAULISTA (Sinta Azul) como se aqui fosse algum distrito cultural de uma cidade qualquer.

Carro Alegorico - sinta azul

Elias Lira + Paulo Roberto, estão no comando do carnaval vitoriense há seis anos consecutivos. Acharia por bem, os referidos gestores, colocarem a mão na consciência e procurar uma fórmula, seja ela qual for, para que nos próximos dois anos, aconteça uma virada neste modelo de festa onde se penaliza, principalmente, as tradições e os costumes, pois o carnaval secular da Vitória, está acabando em vossas mãos. Para piorar ainda mais a situação destes dois sujeitos, é que nesta questão, eles não vão ter condições de colocar a culpa em ninguém.

 

3 pensou em “Carnaval de Alegoria, de fato, chegamos ao FUNDO DO POÇO.

  1. INFELIZMENTE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO ESTÁ SEM CULTURA, SAUDADE DO TEMPO QUE O CARNAVAL ERA RECONHECIDO, A PRAÇA DA MATRIZ TODA ARBORIZADA, ESCRITORES FAMOSOS, ILUSTRES EMPRESÁRIOS RENOMADOS (PITÚ), PROFESSORES RECONHECIDOS PELA SUA COMPETÊNCIA, TUDO ISSO VIROU PASSADO. HOJE O QUE TEMOS, INFELIZMENTE NADA, A NÃO AS INDUSTRIAS CHEGANDO E VITORIA DE SANTO ANTÃO TODA APAGADA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *